Heloisa Lofrano adora ir para a cozinha e reunir a família em torno da mesa. Quando chega a sexta-feira, dispensa algum tempo recortando reportagens do caderno de gastronomia da Zero Hora e organizando em pastas.
- É a minha querida companhia do dia - conta a leitora.
A partir de hoje, Heloisa recebe um caderno com visual renovado e com um nome que incorpora o apelido carinhoso: Gastrô. O suplemento ganhou um novo logotipo e uma proposta visual mais moderna, com foco na leveza e na valorização das imagens.
- Aprimoramos a fórmula de uma revista semanal, com uma nova capa e o uso de cores combinadas com a ideia de um caderno atrativamente saboroso - resume Luiz Adolfo Lino de Souza, responsável pelo projeto gráfico.
O leitor poderá acompanhar receitas especiais na seção Cozinha Gourmet e o painel de serviços no Menu Gastrô, além das clássicas colunas Na Cozinha da Bete e Anonymus Gourmet. A coluna quinzenal Na Taça trará dicas de como harmonizar as receitas com vinhos, cervejas e espumantes. E quem adora utensílios e equipamentos de cozinha, terá sugestões na seção quinzenal Sonho de Consumo.
- Eu costumo dizer que existem dois momentos na gastronomia gaúcha: o antes e o depois do caderno de ZH. Ainda que não seja um órgão de ensino, tem uma influência significativa na formação dos chefs há 19 anos. Passou a ser uma bíblia dos gourmets e donos de restaurantes - elogia o consultor gastronômico Marcelo Jacobi.
Um espaço dedicado ao prazer da boa mesa
O caderno foi criado em 1993 para ajudar os leitores a acompanhar as evoluções da culinária. No início, ZH contava apenas com páginas sobre o tema no corpo do jornal. Com o maior interesse do público, houve a necessidade de expandir o espaço. O Gastrô tornou-se, então, o primeiro caderno gourmet encartado em jornal do país.
A editora e colunista Bete Duarte explica a receita do sucesso do caderno entre leitores:
- Enquanto o mundo está cheio de más notícias, o Gastrô oferece o prazer da boa mesa e é lido até por quem não gosta de cozinhar.
Floriano Spiess, chef revelação de 2012 pela revista Veja, considera o caderno o melhor meio de comunicação para os apaixonados pelo tema:
- É o lugar mais próximo entre o leitor e o chef de cozinha no Estado.
Para Neka Menna Barreto, banqueteira com reconhecimento nacional, o caderno tem a temperatura certa:
- A leitura flui como manteiga sendo passada no pão quentinho.
O site do Gastrô segue a modernização do caderno, com mais interatividade e conteúdos exclusivos. Dois aplicativos para tablet serão desenvolvidos a cada ano. A modernidade não assusta as leitoras fiéis:
- Apesar dos meus 76 anos, ainda me interesso por panelas modernas - garante Heloisa.
NOVIDADES NO GASTRÔ
No jornal:
> Na taça: Seção quinzenal com dicas de como harmonizar as receitas com vinhos, cervejas e espumantes.
> Sonho de Consumo: Seção quinzenal com dicas de utensílios e equipamentos de cozinha.
> Menu Gastrô: Painel de serviços e descontos.
> Cozinha Gourmet: Seção semanal com receitas especiais.
> Gastrô temático: Caderno mensal com receitas especiais.
Na rede:
> Aplicativos para tablet: Sabores do Sol, com receitas de verão, e Sabores de Inverno, com receitas de inverno
> Site reformulado: http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/vida-e-estilo/gastronomia/
> Blog: www.zerohora.com/nacozinhadabete
> Facebook: www.facebook.com/gastrozh
> Twitter: www.twitter.com/gastrozh