No último sábado, dia 16 de junho, aconteceu a cerimônia de premiação da Mostra Competitiva do Democracine - Festival Internacional de Cinema de Porto Alegre, na Sala PF Gastal. O júri, composto por Gustavo Spolidoro, Lofti Kaabi, Carol Roy, Alfredo Ramos, Marcus Mello e Mariane Romeo, escolheu Justicia, de Andrea Ruffini como melhor filme. Pelo júri popular, o escolhido foi A Outra Guerra, de Elsa Sertório e Ansgar Schäfer.
Os jurados concederam ainda duas menções honrosas: Maria da Penha: um caso de litígio internacional, de Felipe Diniz; e Bailão, de Marcelo Caetano. Os troféus do Democracine foram confeccionados pelo artista plástico Túlio Pinto.
Sobre os filmes premiados
Justicia, de Andrea Ruffini (Bolívia, 2010, documentário, 20 minutos): com a Nova Constituição Política do Estado, a Bolívia reconhece a igualdade hierárquica entre a justiça ordinária e a indígena.
A Outra Guerra, de Elsa Sertório e Ansgar Schäfer (Portugal, documentário, 48 minutos): nas décadas de 60 e 70, em plena guerra colonial, os jovens portugueses tiveram de optar entre a guerra ou a pesca do bacalhau. Através de uma viagem, hoje, a bordo do último barco português da pesca do bacalhau - o Creoula -, três antigos pescadores contam as razões das suas escolhas.
Bailão, de Marcelo Caetano (Brasil, 2010, documentário, 16 minutos): a memória de uma geração visitada por seus personagens. O cenário é o centro de uma grande cidade, e o Bailão o ponto de convergência desses relatos. Um documento sobre o início dos movimentos de defesa da livre expressão sexual no Brasil.
Maria da Penha: um caso de litígio internacional, de Felipe Diniz (Brasil, documentário, 2011, 13 minutos): em 29 de maio de 1983, Maria da Penha sofreu uma tentativa de homicídio por parte de seu marido. Até 1998 não havia uma solução definitiva para o caso. Com o auxílio de grupos de defesa dos direitos humanos, Maria da Penha levou o caso para as instâncias internacionais de direitos humanos. Este documentário recupera esta história e traz à tona uma das lutas mais representativas contra a violência doméstica na América Latina.
O Democracine teve realização da Prefeitura Municipal de Porto Alegre e Observatório Internacional de Democracia Participativa, em parceria com Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra.