Neste mês, Maria Rita tem uma difícil tarefa: escolher entre os antológicos e numerosos sucessos da mãe, Elis Regina, as canções que vão compor o espetáculo que estreia dia 17 de março em São Paulo. A turnê por cinco capitais, incluindo Porto Alegre, integra as homenagens programadas para este ano, marcando os 30 anos de morte de Elis, completados hoje.
Intitulado Viva Elis, o projeto é encabeçado pelo filho mais velho de Elis Regina, João Marcello Bôscoli, um dos fundadores da gravadora Trama. Com patrocínio da Nívea, a iniciativa inclui, além dos shows, uma exposição itinerante multimídia, com vídeos, especiais de TV, discos, fotografias, documentos, roupas, objetos pessoais, pôsteres de shows, reportagens e entrevistas em jornais e revistas, entre outras lembranças amealhadas pela família com a colaboração de fãs e colecionadores que voluntariamente se organizaram e cederam seus acervos para compor a mostra.
Esse esforço coletivo deverá ficar para a posteridade: a ideia é que, finda a turnê, a mostra se estabeleça de forma permanente em um Instituto Elis Regina a ser criado com sede em São Paulo, Rio de Janeiro (ambas cidades onde Elis morou) ou em sua cidade natal, Porto Alegre. E também das pesquisas e entrevistas empreendidas por um dos envolvidos no projeto, Allen Guimarães, deverá resultar um livro a ser enviado para bibliotecas.
Enquanto a programação não começa, a grande expectativa é quais músicas de Elis farão parte do show, que deverá ser exibido na Capital, no meio do ano. João Marcello já afirmou que esta decisão cabe à irmã, que já estaria selecionando as canções neste mês para começar os ensaios em fevereiro, acompanhada de um quarteto de músicos (piano, baixo, bateria e guitarra).
Em depoimento por e-mail, na terça-feira, João Marcello comentou que também está ansioso para saber quais serão as escolhidas de Maria Rita:
- Ainda não sei nada do repertório, mas estou curioso.
As novidades para marcar os 30 anos sem Elis não se resumem à iniciativa dos filhos da cantora.
Saudades
2012 é um ano para lembrar de Elis Regina
Maria Rita, filha da cantora, fará espestáculos cantando o repertório de Elis
GZH faz parte do The Trust Project