Há 17 anos, a Cia. Pina Bausch ganhou um "sol tropical" chamado Regina Advento. A mineira de 45 anos foi apelidada assim pela idealizadora do grupo por sua alegria, leveza e brasilidade. Características que ficam evidentes na bailarina - mesmo morando fora do país há 20 anos, não perdeu o jeito alegre que cativou Pina Bausch.
No Brasil para a turnê de Ten Chi, Regina diz que tenta encarar a viagem ao país como "normal", para não perder o foco no trabalho.
>> Leia mais sobre o espetácuo Ten Chi
- Viajamos muito e para diversos lugares do mundo. Chegando aqui eu tento mesmo pensar que estou em qualquer outro lugar. Mas claro que estou adorando o calor e a comidinha brasileira - brinca.
Regina começou a dançar ainda no Brasil, quando integrou o grupo Corpo, em Belo Horizonte. Em 1990 fez uma audição no Rio de Janeiro e em seguida foi chamada para a Cia. Pina Bausch. Na Alemanha ganhou prestígio e descobriu um estilo que ela mesma desconhecia na sua técnica:
- Aqui no Brasil eu tinha uma interpretação bem mais dramática e lá me descobri muito mais leve. Pina explorava muito o meu trabalho corporal, nos roteiros originais, exigindo uma interpretação muito visceral, mas sem perder a leveza - comenta.
Sobre a experiência de trabalhar com uma das bailarinas e coreógrafas mais importantes dessa geração, Regina se mostra pensativa, como se tivesse que descrever alguma obra nos seus mínimos detalhes.
- Pina era uma pessoa muito concentrada, exigia muito dos bailarinos, mas não verbalmente. Ela nos observava no nosso 100% em determinada apresentação e nos cobrava o máximo, nos detalhes, e no que poderíamos melhorar. Cada um tinha uma relação muito particular, muito próxima dela.
Por isso, justifica, cada bailarino tomou consciência da responsabilidade que tinha em manter viva cada informação repassada individualmente por Pina Bausch, para poder passar esses ensinamentos adiante.
A brasileira não pensa em voltar a morar no país mas sempre que pode traz a filha - meio alemã, meio brasileira - para ver a família no interior de Minas Gerais e conhecer a cultura do Brasil.
Notícia
O tempero brasileiro na Cia. Pina Bausch
Regina Advento faz parte de uma das companhias de dança mais respeitadas no mundo
GZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: