Com o objetivo de ampliar o acesso da comunidade às expressões artísticas, o Projeto Cultural Edmundo Cardoso - 1ª Campanha de Popularização da Arte de Santa Maria tem pré-estreia hoje. Depois do aquecimento deste ano, a meta da iniciativa é promover, em 2012, uma programação completa, com teatro, cinema, música, artes plásticas e gráficas.
Até o fim do mês, serão apresentadas seis peças teatrais infantis gratuitas, somando 12 apresentações divididas entre o Theatro Treze de Maio e o Teatro Universitário Independente (TUI). O primeiro espetáculo é Invenções, que será apresentado hoje e amanhã no Theatro Treze de Maio (leia mais na página 3). Trata-se de uma mescla de Sítio do Pica Pau Amarelo, clássico de Monteiro de Lobato, com o espetáculo Escolinha da Gabi. A entrada é grátis, com pré-agendamento de escolas públicas. Se houver vagas no teatro na hora, a entrada é liberada para o público geral.
O projeto cultural optou por estrear em 2012 devido ao processo de captação de recursos pela Lei de Incentivo a Cultural do Estado (LIC-RS). Para 2011, a lei previa 75% da captação dos recursos no abatimento do ICMS dos patrocinadores. Os 25% restantes seriam a contrapartida da empresa apoiadora. O encaminhamento do projeto para 2012 será contemplado na nova legislação da LIC-RS, que deve prever 100% da captação, via dedução.
Na pré-estreia deste ano, os recursos captados foram pouco mais de R$ 34 mil pela LIC de Santa Maria. A previsão do projeto é levar ao palco e às telas mais de cem apresentações de peças teatrais e sessões de cinema.
Homenagem - A ideia de popularizar a arte conta com o apoio da Casa de Memória Edmundo Cardoso. Colaborador de jornais, rádios e diretor da Escola de Teatro Leopoldo Fróes, por 40 anos, Cardoso foi um entusiasta cultural da cidade. Fundou o 1º Clube de Cinema de Santa Maria e atuou no filme Abas Largas, na década de 60. Em 1976, ocupou a 28º cadeira da Academia Rio-Grandense de Letras, que havia sido de João Belém. Ao longo da vida, colecionou prêmios e homenagens, incluindo a do Santa Maria Vídeo e Cinema em 2002, ano de sua morte.
O Projeto Cultural Edmundo Cardoso - 1ª Campanha de Popularização da Arte de Santa Maria homenageia o intelectual que fomentou as artes, em Santa Maria, por oito décadas. Nos planos, está uma exposição sobre a vida e a obra do santa-mariense.
TEATRO
Cortinas abertas
Projeto estreia para popularizar a arte e promover apresentações teatrais com entrada grátis para o público infantil
GZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: