Aos 82 anos, Paul McCartney mantém os mesmos hábitos de vida que aderiu ainda na década de 1970. O eterno Beatle é vegetariano e proíbe o uso de produtos de origem animal em seus shows.
Durante a turnê que fez pelo Brasil no mês de outubro, uma das exigências do músico foi que nenhum móvel tivesse couro animal ou imitação.
Além disso, para garantir a dieta, ele costuma viajar com seu chef e contratar profissionais locais. Foi assim para o show de 19 de outubro, no Estádio da Ressacada, em Florianópolis. Dessa forma, a história do astro cruzou com a de um fã de Porto Alegre.
Foi quando um grande pedido chegou na Ovni, uma fábrica porto-alegrense de queijos e outros alimentos veganos que tem filial em Florianópolis. O objetivo era abastecer o camarim de Paul McCartney e toda a equipe.
A encomenda foi realizada às vésperas do show e, por isso, não foi possível atender todo a demanda. Mesmo assim, Vitor De Conto, sócio e criador das receitas da empresa, enviou um kit de produtos ao camarim do cantor.
Ele, inclusive, é fã do Beatle desde a infância e se inspirou na marca de produtos da ex-esposa de Paul para criar a própria empresa.
— Aos 18 anos, fui fazer um intercâmbio em Londres e conheci a salsicha da marca Linda McCartney. Me apaixonei e sempre quis criar minhas próprias. Para mim, é um orgulho muito grande. Hoje eu estou entregando uma salsicha produzida por mim para esse grande ídolo — conta.
A empresa, administrada por Vitor, o pai, Carlos Fernando, além de outros dois irmãos, tem sede no Quarto Distrito, na capital gaúcha e foi atingida pela enchente em maio. Os sócios estimam R$ 450 mil em prejuízos.
Com os impactos, a marca quase fechou, reduzindo as operações e priorizando o e-commerce em produtos sem glúten.
Além da filial em Florianópolis, a Ovni prepara uma nova revenda em São Paulo e fornece produtos para mais de cem lojas e restaurantes.
*Produção: Carla Mello