A good vibe dos Gilsons retorna ao palco do Auditório Araújo Vianna neste sábado (16), às 21h30min. O trio, formado por José, João e Francisco Gil — respectivamente, filho e netos de Gilberto Gil —, está em processo de encerramento da turnê do álbum Pra Gente Acordar e, assim, a Capital recebe uma das últimas apresentações do projeto.
A banda fez a sua estreia na cidade em junho do ano passado, com o mesmo show — na verdade, uma versão, digamos, mais embrionária do que será visto neste final de semana. Afinal, o trio acredita que evoluiu muito neste quase um ano e meio que separa as duas apresentações. Quem marcou presença no primeiro e agora estará no segundo deve ganhar de presente uma nova versão de Gilsons.
— Esse show está muito mais maduro. Depois de rodar muito por aí, a banda está mais coesa. E a gente está muito mais esperto de para onde cada um vai. Então, eu acho que a gente está melhor. É aquela coisa de que, quanto mais a gente toca, melhor vai ficando — acredita João Gil.
A parte de "rodar muito por aí" não é apenas força de expressão. O grupo, depois de se apresentar em diversas cidades brasileiras, tendo uma grande aceitação e recebendo elogios, decidiu explorar as terras além-mar. O trio acabou de retornar de uma turnê pela Europa, passando por lugares como Inglaterra, França e Portugal.
— Foi muito incrível a nossa primeira turnê internacional. Ao chegar a outro continente, a gente nunca sabe o que vai rolar. Esses países têm tanta diversidade cultural e oferta, tanta gente tocando lá... Ter a aceitação que tivemos foi uma grande alegria — comenta João.
Sucesso é resultado de uma construção
Mesmo unidos pelos laços familiares, os filhos da dinastia Gil se agruparam como banda em 2018 e, apesar de uma pandemia no caminho, eles conseguiram, em pouco tempo de estrada, ser apontados como grandes revelações musicais dos últimos anos. Os ingressos quase esgotados do Araújo Vianna confirmam a aclamação.
Para o trio, porém, chegar a este patamar tem relação com a construção de jornada — e isso eles não fizeram sozinhos. Para alcançar o sucesso, o grupo acredita que foi essencial a presença de todos os membros da produção, bem como a bagagem que eles carregam do ambiente familiar, que lhes deu a dimensão do universo musical e como esse espírito de equipe é essencial para ir mais longe.
— Para a gente, tudo isso é uma surpresa. É incrível conseguir chegar a uma cidade e ter os ingressos vendidos, ter pessoas que te escutam diariamente. A gente valoriza muito esse tipo de construção porque não foi uma música viral, a gente não apareceu de uma hora para outra. É justamente a coisa da construção. A gente vai caminhando, subindo cada vez mais — afirma João.
O grupo, que antes precisava inserir no repertório covers para segurar um show completo, desde o lançamento do álbum Pra Gente Acordar, no começo de 2022, celebra que, hoje em dia, o som próprio já é o bastante para garantir uma apresentação — e, assim, entrega uma mistura de samba, funk, rap e pop. Agora, as músicas de outros artistas entram na setlist apenas porque eles querem, não porque precisam.
— A gente não sabe necessariamente onde isso vai dar, mas valorizamos o que já conquistamos — comenta João. — E voltar a Porto Alegre é uma grande alegria, porque é uma das praças que melhor nos recebe. A gente fica muito amarradão. E é meio que uma conclusão, quer dizer, conclusão não, porque não vai ser o último, mas é um encaminhamento para um fechamento deste ciclo, que foi de correria, com bastante trabalho.
Gilsons
- Neste sábado (16), às 21h30min, no Auditório Araújo Vianna (Av. Osvaldo Aranha, 685), em Porto Alegre.
- Ingressos a partir de R$ 230 (inteiro) ou R$ 120 (solidário, mediante doação de 1kg de alimento não perecível).
- Ponto de venda sem taxa: Planeta Surf Bourbon Wallig (Av. Assis Brasil, 2.611, loja 249 – Jardim Lindoia), das 10h às 22h. Ponto de venda com taxa: na plataforma Sympla.
- Desconto de 50% para sócios do Clube do Assinante e acompanhante sobre o valor inteiro.