O ilustrador japonês Hajime Sorayama acusou Beyoncé de plágio em publicação feita em suas redes sociais nesta segunda-feira (11). De acordo com ele, a artista teria plagiado seu trabalho em looks da turnê Renaissance.
Sorayama, conhecido por seus desenhos de robôs femininos, compartilhou uma foto de um show em que Beyoncé veste um traje robótico ao lado de uma série de imagens de suas criações.
"Ei, Beyoncé! Você deveria ter me pedido "oficialmente" para que eu pudesse fazer um trabalho muito melhor para você, como meu chapa @theweeknd", alfinetou ele na legenda.
Em 2011, o designer futurista foi o responsável pela direção de arte do clipe de Blinding Lights (2020), do cantor canadense a quem faz menção no post, além de ter criado uma linha de produtos para o mesmo. Já no início deste ano, o artista e The Weeknd colaboraram na criação da peça central do traje do cantor para a turnê After Hours Til Dawn (2023).
A equipe da cantora não se pronunciou sobre a acusação. Já nos comentários do post, fãs de Beyoncé destacam que o design dos looks da cantora se assemelham às criações do estilista francês Thierry Mugler, inspiradas no clássico filme de ficção científica Metrópolis (1927), de Ftriz Lang. Não seria a primeira vez que Beyoncé utiliza um modelo de Mugler.
Nos comentários, um fã escreveu: "Ela está usando Thierry Mugler, baseado em visual de arquivo de Mugler que fazia referência a Metrópolis. Você ficou furioso assim quando ela usou um capacete semelhante, em 2007, no BET Awards?". A mensagem ganhou mais de duas mil curtidas.