O cantor Robert Plant surpreendeu os fãs no último sábado (21) ao cantar Stairway to Heaven, sucesso do Led Zeppelin, pela primeira vez em 16 anos. A apresentação ocorreu em um evento organizado por Andy Taylor, guitarrista do Duran Duran, em apoio ao desenvolvimento de pesquisas contra o câncer, segundo o portal britânico New Musical Express.
A última vez em que o vocalista havia cantado a música foi durante uma reunião do Led Zeppelin em 2007. Na ocasião, Plant, Jimmy Page e John Paul Jones fizeram uma apresentação em Londres acompanhados de Jason Bonham, filho de John Bonham, na bateria, conforme informações da Rolling Stone.
Ao longo dos anos, o músico comentou diversas vezes sobre as divergências que possui com Stairway to Heaven, mesmo que ela seja um dos maiores sucessos produzidos pelo grupo. Em uma entrevista concedida ao Estadão em 2015, ele incluiu o hit entre as canções que não canta "de jeito nenhum".
Em 2019, Plant reconheceu que Stairway to Heaven é "uma bela música", mas não deixou as críticas de lado.
— A construção da música é muito boa. Liricamente, agora, não consigo me relacionar com ela, porque foi há muito tempo. Eu não teria mais a intenção de escrever algo abstrato assim — disse ao programa de rádio Ultimate Classic Rock Nights.
Stairway to Heaven faz parte do álbum Led Zeppelin IV (1971) e já enfrentou um longo processo de plágio, mas a banda britânica foi inocentada em 2020. Na ocasião, Plant e Page foram acusados de copiar o riff da abertura da canção Taurus, do grupo norte-americano Spirit. O júri, porém, considerou que os acordes não eram intrinsecamente semelhantes.
Além de Plant, outras personalidades participaram do evento, como o músico Andrew Ridgeley, do Wham!, e Guy Pratt, baixista do Pink Floyd.