Considerado um das principais prêmios musicais do mundo, o MTV Europe Music Awards (EMA) de 2023 foi cancelado nesta quinta-feira (19), poucas semanas antes da premiação. Conforme a MTV, a decisão se dá em razão da guerra entre Israel e o grupo terrorista Hamas.
Em comunicado, a emissora ressaltou que não seria o momento adequado para promover uma celebração global da música, mas que seria um "momento de luto, diante das milhares de vidas perdidas".
A França, onde seria realizada a cerimônia, enfrenta uma onda de ameaças de ataques terroristas. Seis aeroportos do país foram evacuados, na última quarta-feira (18), após ameaças de bomba no país. Conforme a polícia, as ameaças foram recebidas por e-mail. No sábado (14), o Museu do Louvre e o Palácio de Versalhes fecharam as portas após receberem ameaças.
A premiação ocorreria em Paris, no Paris Nord Villepinte, em 5 de novembro. O evento contaria com transmissão para mais de 150 países pela MTV e pelo serviço de streaming Pluto TV.
Além de artistas internacionais, o EMA também contaria com a participação de nomes brasileiros. A categoria de melhor artista brasileiro teve cinco indicações: Anavitória, Kevin o Chris, Luísa Sonza, Manu Gavassi e Matuê. Já Anitta competiria em duas categorias: melhor artista latina e maiores fãs.
Entre os nomes estrangeiros, Taylor Swift foi a artista mais lembrada, com sete indicações. Em segundo lugar ficaram Olivia Rodrigo e SZA, com seis indicações cada. Ainda, estavam previstas apresentações de nomes como Sabrina Carpenter e David Guetta.
De acordo com a emissora, a votação seguirá até o dia 31 de outubro, como estava previsto originalmente, e os vencedores receberam seus respectivos prêmios em casa.
Leia a nota da MTV na íntegra:
"Dada a volatilidade dos eventos mundiais, decidimos não seguir com o MTV EMA 2023 por precaução com os milhares de funcionários, membros da equipe, artistas, fãs e parceiros que viajam de todos os cantos do mundo para realização desse show.
O MTV EMA é uma celebração global da música realizada anualmente, mas enquanto assistimos aos acontecimentos devastadores em Israel e Gaza continuarem a se desenrolar, este não parece ser um momento de celebração global. Com milhares de vidas já perdidas, é um momento de luto.
Esperamos voltar novamente com o MTV EMA, em novembro de 2024."