Um homem suspeito de apologia ao nazismo foi agredido em meio a um show da banda Sepultura em Fortaleza (CE). O caso está sendo investigado pela Polícia Civil, segundo o g1, e aconteceu em 8 de julho, durante o Metal Weekend. O festival contou com apresentações de diversas bandas de heavy metal na capital do Ceará.
De acordo com relatos de testemunhas às autoridades, o homem teria proferido xingamentos racistas a Derrick Green, vocalista da banda que é negro. O suspeito ainda teria reproduzido gestos típicos de nazistas, o que revoltou os fãs que presenciaram as ações.
O homem, que não teve a identidade revelada, acabou sendo agredido por pessoas que estavam próximas e foi expulso da casa de shows. A polícia ainda apura se ele foi espancado. Um vídeo das agressões circulou nas redes sociais nos últimos dias.
"A Polícia Civil orienta as pessoas que foram lesadas a registrarem um boletim de ocorrência em qualquer unidade da Polícia Civil, para repassar mais detalhes sobre o caso", afirmou a instituição em nota.
A apologia ao nazismo é crime previsto na Lei 7.716/1989 e versa sobre o uso de símbolos nazistas, a fabricação e propagação de itens que utilizem a suástica para divulgação do nazismo, assim como a prática ou incitação a discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional. As penas previstas para os crimes incluem reclusão de até cinco anos e multa.