O cantor, compositor e multi-instrumentista Paul McCartney, 80 anos, anunciou, nesta terça-feira (13), em entrevista ao programa Today, da BBC Radio 4, que uma canção inédita do Beatles, que foi gravada com a ajuda de Inteligência Artificial (IA), será lançada ainda neste ano. Segundo o músico, a IA conseguiu extrair a voz de John Lennon de uma antiga fita cassete.
O músico, que vai completar 81 anos neste domingo (18), explicou que já tinha parte da composição em mãos e, para concretizar a gravação, aproveitou o vocal extraído da fita, que ele recebeu de Yoko Ono, viúva de Lennon.
O cassete, que foi intitulado por Lennon de "For Paul" (Para Paul, em português), contém uma série de composições do músico. Ele havia gravado as faixas ao piano, em seu apartamento em Nova York, nos Estados Unidos, pouco antes de morrer.
— Era uma demo que John (Lennon) tinha e na qual trabalhamos. Acabamos de terminar e vamos lançar ainda este ano — disse.
Paul não falou o nome da faixa, mas é provável que seja Now and then, composição de Lennon de 1978. A faixa chegou a ser considerada como uma possível música para a reunião dos integrantes em 1995, época em que eles estavam trabalhando o álbum Antology, que abrangia toda a carreira do quarteto.
No entanto, George Harrison, guitarrista do grupo e que morreu em 2001, não tinha gostado da canção e se recusou a trabalhar nela. Em razão disso, desistiram do lançamento.
— George não gostou. Sendo os Beatles uma democracia, nós não fizemos isso — detalhou MCCartney durante uma entrevista à Q Magazine.
Paul explicou que o editor de som Emile de la Rey, que atuou na série documental The Beatles: Get Back (2021), de Peter Jackson, havia extraído a voz de cada um dos beatles e separado dos instrumentos, presentes na gravação da fita cassete. Essa mesa técnica foi utilizada para a extração do trecho da faixa inédita.
— Fomos capazes de pegar a voz de John e torná-la pura por meio dessa IA. Então nós conseguimos mixar a gravação, como você faria normalmente. Isso dá algum tipo de margem de manobra. Eu não fico muito na internet, mas as pessoas vão me dizer: "Ah, sim, tem uma faixa em que John está cantando uma das minhas músicas", e é só IA, sabe? É meio assustador, mas empolgante, porque é o futuro. Teremos apenas que ver aonde isso leva.
Até o momento, Paul não detalhou qual a data de lançamento da canção.
O grupo britânico
Os Beatles foram formados em 1960. O grupo foi fundado por John Lennon (vocalista, guitarrista e compositor) e Paul MCCartney (baixista, compositor e vocal), mas reunia ainda George Harrison (guitarrista e vocalista) e Ringo Star (baterista).
Ao longo da trajetória, os músicos lançaram 13 discos de estúdio e cinco ao vivo. Em abril de 1970, seis meses depois do lançamento do álbum Abbey Road e um mês antes antes do lançamento de Let it Be, os Beatles anunciaram a separação do grupo.
Além da perda de John Lennon, os integrantes tiveram que se despedir de George Harrison em 2001. O guitarrista faleceu aos 58 anos em decorrência de um câncer de pulmão que se espalhou para o cérebro.