Os roqueiros do Brasil já sabem: neste sábado, 13 de julho, é celebrado o Dia Mundial do Rock. Porém, ao contrário do que sugere o nome, a data só é comemorada por aqui mesmo — em outros países, o gênero sequer tem um dia no calendário ou é celebrado em outros períodos do ano.
O Dia do Rock surgiu no Brasil de forma arbitrária, nos anos 1990. Na época, havia uma efervescência do gênero no país e as rádios paulistanas 89 FM e 97 FM começaram a mencionar o 13 de julho como Dia Mundial do Rock. A data acabou pegando, primeiramente entre os ouvintes e depois com o público geral.
Desde então, o 13 de julho costuma reservar eventos, programações de TV e até lançamentos de filmes que têm relação com o gênero musical.
Por que 13 de julho?
Nesta data, em 1985, foi realizado o Live Aid, megaevento beneficente que reuniu grandes nomes do gênero e ocorreu simultaneamente no Estádio de Wembley, em Londres (Inglaterra), no Estádio John F. Kennedy, na Filadélfia (EUA), e em outras cidades pelo mundo. Os shows fizeram muito sucesso e, para se ter uma ideia, a transmissão ao vivo pela rede de TV BBC chegou a 1,5 bilhão de pessoas.
Participaram, entre outros nomes, bandas como o Queen — que realizou uma performance histórica com hits como Radio Ga Ga, Bohemian Rhapsody, We Will Rock You e We Are The Champions — U2 e Led Zeppelin, além de nomes como Bob Dylan, David Bowie, Paul McCartney e Phil Collins.
Este último, aliás, seria o motivo da nossa celebração. No show, o músico teria expressado o desejo de tornar, dali em diante, o 13 de julho o Dia Mundial do Rock — e a palavra dele tem peso, já que ele foi a única pessoa a participar do Live Aid em dois continentes: primeiro tocou em Londres e, logo em seguida, embarcou em um concorde rumo à Filadélfia. Mas acontece que o pedido só foi atendido no Brasil.
Dia do Rock... mundial?
Por mais que o Live Aid tenha sido um marco importante na história do rock mundial, outros países celebram o rock em outras datas. Nos Estados Unidos, por exemplo, há tributos ao gênero em 9 de julho, em referência à estreia do programa de televisão American Bandstand, do apresentador e produtor Dick Clark, que ajudou a popularizar o rock no país.
Por lá também, outra opção é o dia 5 de julho, data que, em 1954, Elvis Presley gravou a sua famosa versão de That's All Right. Há ainda o 9 de fevereiro, quando ocorreu a primeira apresentação dos Beatles no programa de Ed Sullivan, em 1964. Considera-se, nesta ocasião, o início da chamada "Beatlemania" e a consolidação do rock no país.