Após conquistar os corações dos jurados na primeira fase do The Voice Kids, o gauchinho de 11 anos Artur de Mari, morador de Canoas, participou de entrevista ao Timeline, da Rádio Gaúcha, nesta segunda-feira (9). O menino, que tem deficiência visual, comentou sobre sua forma de encarar o mundo e a importância da música em sua vida.
Na sua apresentação, no domingo de 1º de maio, Artur cantou a música Apenas Um Rapaz Latino Americano, de Belchior, e sua performance fez com que todos os jurados virassem as cadeiras para ele. Durante o bate-papo, o gauchinho relembrou o alívio que sentiu quando percebeu que foi aprovado.
— No dia não tem o barulho das cadeiras (que indica quando elas viram), e aí foi emocionante ouvir a plateia — disse, referindo-se à comemoração do público presente no local.
Na audição, Artur escolheu fazer parte do grupo de Carlinhos Brown e conta que sua decisão foi por conta de uma pesquisa prévia que sua família fez acerca de sua condição.
— Descobrimos que o Carlinhos Brown ajuda o Instituto de Cegos da Bahia e tem dois tios cegos. Ele fez toda a descrição do palco para mim, foi incrível a sensibilidade dele em fazer isso no programa.
A mãe de Artur, Cíntia, que também estava presente no programa, contou como foi descobrir que o filho não enxergaria mais a partir do primeiro ano de vida. O menino sofreu da mesma condição que a filha do jornalista Tiago Leifert enfrenta, retinoblastoma, um tipo raro de tumor nos olhos que geralmente se desenvolve antes dos cinco anos de idade.
— É um dos tipos de câncer mais agressivos que as crianças têm, depois da leucemia, e tem uma sobrevida de um ano e oito meses sem tratamento, pela proximidade com o cérebro — comenta. — Na época, pensei "ok, vai perder a visão mas vai continuar com a gente. Agora vamos atrás de fazer ele ter autonomia" — finaliza.
Ouça a entrevista completa: