A 64º edição do Grammy teve o jazzista Jon Batiste como grande vencedor, com cinco gramofones. O norte-americano ganhou o prêmio de melhor álbum do ano, por We Are. A cerimônia ocorreu em Las Vegas, na MGM Grand Garden Arena, durante a noite deste domingo (3).
Já o duo Silk Sonic, formado por Bruno Mars e Anderson .Paak, levou quatro estatuetas, entre elas a de canção do ano com o hit Leave The Door Open. O reconhecimento como artista revelação ficou com a cantora Olivia Rodrigo, norte-americana de 19 anos, que também foi premiada em outras duas categorias.
A pianista brasileira Eliane Elias conquistou a categoria de melhor álbum de jazz latino, que foi anunciada antes da transmissão oficial. Em sua página oficial no Facebook, ela, que já vencido o mesmo prêmio em 2016, publicou um agradecimento: "Estou emocionada por receber o Grammy 2022 de Melhor Álbum de Jazz Latino do Ano. Os duetos com Chucho Valdés e Chick Corea têm um significado muito especial para mim e compartilho essa honra com eles".
O evento ainda foi marcado por uma homenagem a Taylor Hawkins, baterista do Foo Fighters que morreu no dia 25. A banda venceu as categorias de melhor performance de rock (Making a fire), melhor música de rock (Waiting on a war) e melhor disco de rock (Medicine at midnight).
— Este era o momento do show em que eu deveria apresentar o Foo Fighters. Estaríamos comemorando, pois eles ganharam três prêmios Grammy hoje cedo. Mas eles, é claro, não estão aqui devido ao falecimento do lendário baterista Taylor Hawkins. Nossos pensamentos vão para a família de Taylor, seus amigos, sua família Foo Fighter e todos os seus fãs — falou o apresentador Trevor Noah.
Na sequência, a Academia de Gravação, responsável pela premiação, exibiu um vídeo com momentos de Taylor tocando com a música My Hero ao fundo. Além disso, Billie Eilish usou camiseta com foto do músico durante apresentação com Finneas.
Artistas que morreram no último ano também foram homenageados, entre eles Charlie Watts, bateria dos Rolling Stones, e a cantora sertaneja Marília Mendonça. O Grammy 2022 ainda teve a transmissão de um discurso do presidente ucraniano, Volodimir Zelensky.
— O que é mais contrário à música? O silêncio de cidades destruídas e de pessoas assassinadas — disse o presidente do país sob ataque da Rússia. — Nossos músicos usam coletes à prova de balas em vez de smokings. Eles cantam para os feridos nos hospitais, inclusive para aqueles que não podem ouvi-los. Mas a música chegará de qualquer maneira — acrescentou.
Zelensky ainda pediu que o silêncio na Ucrânia seja preenchido com música.
—Nos apoiem da forma que puderem, mas não com silêncio. E a paz virá — encerrou.
Confira os vencedores das principais categorias:
- Álbum do Ano: We Are - Jon Batiste
- Gravação do Ano: Leave The Door Open - Silk Sonic
- Canção do Ano: Leave The Door Open - Silk Sonic
- Artista revelação: Olivia Rodrigo
- Melhor álbum de rock: Medicine At Midnight - Foo Fighters
- Melhor álbum pop: Sour - Olivia Rodrigo
- Melhor álbum de rap: Call Me If You Get Lost - Tyler, The Creator
- Melhor álbum de reggae: Beauty In The Silence - Soldiers of Jah Army
- Melhor álbum de música urbana: El último tour del mundo - Bad Bunny
- Melhor álbum de pop vocal tradicional: Love For Sale - Tony Bennet e Lady Gaga
- Melhor álbum de World Music: Mother Nature - Angelique Kidjo
- Melhor vídeo musical: Freedom - Jon Batiste
- Melhor performance solo Pop: drivers license - Olivia Rodrigo
- Melhor performance de duo ou grupo pop: Kiss Me More - Doja Cat e SZA