As cantoras Anitta e Melody estão envolvidas em uma nova polêmica. Dessa vez, o motivo é um remix de Faking Love.
A versão piseiro da faixa lançada originalmente por Anitta em parceria com a rapper norte-americana Saweetie foi disponibilizada por Melody na terça-feira (21) no YouTube. Poucas horas depois, no entanto, o vídeo aparecia como "privado" para o público na plataforma.
Melody, que chegou a anunciar que a canção seria uma parceria com Anitta, foi então às redes sociais explicar que precisou retirar o vídeo do ar por causa da gravadora da cantora de Girl from Rio.
— Eu fiz a música parecida com Assalto Perigoso, era remix. Eu coloquei também a voz da Anitta e o remix por cima, a gravadora não quis deixar eu postar. Ontem quando eu postei (o anúncio), ele me mandaram um e-mail pedindo pra eu apagar, pra não postar — relatou a artista de 14 anos em vídeo que já foi apagado do Instagram.
Ela também disse que tentou "oferecer todos os direitos da música" e que "era mais uma homenagem" para Anitta, para quem ainda fez um apelo:
— Se você estiver vendo esse vídeo, mulher, por favor, libera. De verdade, eu fiz de coração. Eu não quero ganhar nada com a música. Fiz porque eu realmente gostei muito. Quis mostrar para o povo que tô tentando fazer um trabalho legal.
Pouco depois, Anitta usou o Twitter para falar sobre o caso. Ela elogiou o trabalho de Melody, mas criticou a equipe da artista - em especial o pai da adolescente, MC Belinho. "Quando eu falo para vocês que essa menina vai ser o próximo 'kikiki' do Brasil vocês não acreditam em mim (risos). Mas também quando eu falo que ela precisa deixar eu cuidar da carreira dela, porque o pai não é correto, também não me escutam", escreveu.
Em seguida, Anitta disse que "música não é bagunça e internet não é terra de ninguém quando se trata da propriedade de terceiros". "É automático o algoritmo da minha gravadora derrubar automaticamente qualquer conteúdo postado que tenha a minha voz ou imagem e não seja autorizado previamente. Por isso, provavelmente os links subidos com minha voz e imagem caíram. Quanto à versão da música sem a minha voz... essa também precisa de autorização da editora ", acrescentou.
Anitta ainda ressaltou que Faking Love tem outros 11 profissionais envolvidos e que todos precisam autorizar formalmente o uso.
Para finalizar, ela mandou um recado para MC Belinho, pai de Melody. "Adorei a versão, achei divertida a estratégia de marketing pra bombar com meu nome e me forçar a autorizar (achei meio Pânico na TV com a Sandália da Humildade) mas a burocracia infelizmente (ou felizmente) ainda deve ser respeitada. Para proteger o direito dos artistas e suas criações. Adorarei liberar a minha parte quando receber um pedido formal. Mas já aviso, para os outros pedidos, que essa tática que foi utilizada não é muito bem vista lá fora nesse tipo de negociação. Mil fake beijos".
Fake News
Antes de anunciar o remix nas redes sociais, Melody já havia comentado sobre o assunto no podcast Groselha Talk, duas semanas atrás. Ela e a irmã Bella disseram que seria lançado um "feat" com Anitta.
— É com ela (Anitta), mas sem ela presente — disse Bella.
Questionadas pelo apresentador se lançariam a música com Anitta, mas sem ela saber disso, Melody confirmou:
— Exatamente! Anitta, está sabendo agora.
Já durante entrevista ao Podcats, Anitta disse que Melody tinha talento para ser o próximo ícone do Brasil, mas precisava "parar de inventar fake news". Ela também lembrou que a adolescente negou ser agenciada por ela.
Melody, por sua vez, rebateu a declaração. "Anitta, eu nunca falei que sou maior que você. Falei que serei maior que você um dia. Sobre inventar fake news, aprendi isso vendo seus lançamentos, amiga", declarou no Instagram.