Após ser alvo de inquérito policial ao qual investiga grupo que ameaça a democracia e promove atitudes violentas, Sérgio Reis viu alguns artistas que participariam de seu novo álbum debandarem. Maria Rita, Guilherme Arantes e Guarabyra, da dupla com Sá, desistiram da colaboração, a qual marcaria o retorno do sertanejo após oito anos de hiato.
O álbum foi anunciado em maio, com lançamento previsto para o segundo semestre de 2021. A ideia era fazer uma obra com sucessos de MPB em parceria com artistas convidados. Antes da polêmica, Sérgio Reis também havia confirmado as participações de Paula Fernandes, Zé Ramalho e Anastácia.
Guilherme Arantes, que interpretaria Planeta Água, enviou uma nota ao G1 justificando sua decisão. Conforme o portal, o comunicado informa que a "gota d'água" foi uma fala de Sérgio sobre o fato de estar arrependido de ter incitado caminhoneiros a "trancarem" o país para pressionar pela saída dos ministros Luís Roberto Barroso e Alexandre de Moraes do Supremo Tribunal Federal (STF), mas não ter medo de ser preso.
— Se não fizer uma paralisação, não muda este país. Não sou frouxo. Não sou mulher. Cadeia é para homem. Eu não saí daqui de casa. Estou aqui em casa quietinho. Se a (Polícia) Federal vier me buscar, eu vou. Não matei ninguém. Não prejudiquei ninguém. Nunca falei mal de nenhum ministro — disse Sérgio.
Já a assessoria de Maria Rita apenas informou ao G1 que ela não cantará mais Romaria, e não quis se pronunciar mais sobre o assunto. Guarabyra, por sua vez, afirmou considerar seu posicionamento incompatível com o do cantor e, por isso, não participará na faixa Sobradinho.