O cantor Milton Nascimento entrou com processo contra a emedebista Maria Lúcia Cardoso, candidata a prefeita de Pitangui, em Minas Gerais. De acordo com o compositor, a política utilizou a canção Maria Maria em sua campanha, sem autorização prévia.
"Com a chegada das eleições municipais de 2020, mais uma vez somos obrigados a ver candidatos usurpando os direitos do autor e usando a obra intelectual alheia em suas próprias campanhas", escreveu.
Ainda de acordo com a publicação do artista, Maria Lúcia Cardoso se negou a resolver a questão de maneira amigável. Em outro trecho da publicação, o cantor afirma:
"Antes mesmo de possivelmente ser eleita, já infringiu gravemente uma lei federal que visa proteger as criações intelectuais e seus autores, imagine então do que ela seria capaz depois de tomar posse, já com o poder, o diploma e, principalmente, a caneta de prefeita em suas mãos".
Procurada por O Globo, a assessoria de Maria Lúcia Cardoso informou que os advogados de ambas as partes estão resolvendo a situação e que a música foi usada apenas uma vez, em um vídeo feito no início da campanha. Em nota, os assessores da candidata acrescentam: "Assim que a campanha recebeu uma reclamação de um dos filhos do Milton Nascimento, ela foi retirada imediatamente das redes sociais. Não está sendo usada na campanha".