O músico Caetano Veloso publicou um vídeo nas suas redes sociais, no dia 25 de janeiro, em que fala, em inglês, sobre o seu descontentamento com o governo Bolsonaro, e indica, para uma compreensão melhor da sua fala, o documentário de Petra Costa, Democracia em Vertigem.
Caetano conta que passou sua juventude lutando contra o autoritarismo e a censura da ditadura militar, momento em que foi preso. Segundo o cantor, agora, dentro da democracia brasileira, "o fascismo mostra suas garras", e diz que o governo brasileiro "está travando uma guerra contra a Amazônia, os direitos humanos, a arte e seus criadores".
Caetano recebeu apoio da própria Petra Costa, que respondeu ao seu vídeo dizendo que deseja que sua fala marque seus amigos estrangeiros, no que ela disse ser uma ação "contra a epidemia da extrema direita".
O filme de Petra Costa foi indicado ao Oscar de Melhor Documentário e gerou opiniões controversas ao narrar a trajetória de eventos brasileiros que levaram a ex-presidente Dilma Rousseff ao impeachment e fizeram possível a eleição de Bolsonaro. No início do ano, o presidente Jair Bolsonaro criticou Democracia em Vertigem e o classificou como "ficção", apesar de ter confessado que nunca assistiu ao longa.