Em dezembro de 1997, os Racionais MC's lançaram seu quinto álbum de estúdio, Sobrevivendo no Inferno. Considerado uma das produções mais importantes da música no Brasil, a produção ficou na 14ª posição na lista de 100 melhores discos da música brasileira da revista Rolling Stones e superou o número de 1,5 milhão de vendas.
Com canções icônicas como Diário de Um Detento, de Mano Brown (com contribuição do ex-detento Jocenir), que retrata o Massacre do Carandiru, quando 111 presidiários foram assassinados pela polícia após uma rebelião, o álbum também é lembrado por faixas como Fórmula Mágica da Paz e Mágico de Oz.
Agora, mais de duas décadas após seu lançamento, o disco é revisitado no projeto Sobrevivendo aos 21. Para cada uma das 12 faixas, foi produzido um pôster, com a intenção de "recriar" as principais mensagens das canções e homenagear os 21 anos da obra. As artes estão disponíveis gratuitamente no site da iniciativa e foram compartilhadas nas redes sociais.
Os criadores dos pôsteres, Thomas Cosin e Diego Silva, do estúdio de design Repertório, afirmam que a obra dos Racionais MC's é "uma ode ao instinto de sobrevivência humano, estabelecendo o rap como forte linguagem artística". Eles também declaram ter uma relação muito pessoal com Sobrevivendo no Inferno: "Os envolvidos neste projeto são incapazes de enumerar todas as vezes que utilizaram expressões presentes no álbum, cantaram as músicas a capella, desejaram homenagear a obra de alguma forma".