Uma das cantoras mais versáteis da música brasileira – vai do fado ao sertanejo, do romantismo a ritmos regionais –, Fafá de Belém volta a se apresentar em Porto Alegre quinta (4/5). A artista mostrará no Teatro do Bourbon Country, às 21h, o espetáculo da turnê de lançamento do DVD Do Tamanho Certo para o meu Sorriso.
Na gravação, lançada em abril, Fafá celebra 40 anos de carreira e baseia seu repertório no disco homônimo de 2015. Mas na apresentação desta noite não faltarão clássicos consagrados pela paraense, como Bilhete e Abandonada, além de canções inéditas.
Leia também
Show de Paul McCartney em Porto Alegre é confirmado; confira data e preços
Paul McCartney em Porto Alegre: relembre o setlist do primeiro show do beatle na Capital, em 2010
O show que Fafá traz à Capital conta com a concepção artística de Paulo Borges, idealizador e diretor criativo do São Paulo Fashion Week, e propõe um resgate artístico e emocional da cantora por meio de projeções que percorrem suas memórias, referências e visões de Belém do Pará. No espetáculo, a artistas sai de cena duas vezes para trocar de figurino, feitos especialmente pelo estilista Luis Claudio, da marca Apartamento 03.
Fafá sobe ao palco acompanhada dos músicos Manoel e Felipe Cordeiro (pai e filho) – dois guitarristas conterrâneos da cantora que costumam misturar guitarrada, cumbia, carimbó e tecnobrega em suas melodias.
Entrevista
Como surgiu a ideia de trabalhar com Paulo Borges, cujo trabalho é focado no mundo da moda? Vocês se conheciam? E o que ele trouxe de novidade para o teu espetáculo?
A ideia nasceu depois de eu assistir ao show da Alice Caymmi. E foi uma experiência maravilhosa. Ensaiamos e conversamos muito sobre minha carreira e havia, na memória dele, um show meu ao qual assistiu ainda adolescente. Enfim, uma experiência adorável. Trouxe frescor e uma leitura mais contemporânea.
Qual é a motivação para se manter na ativa após tanto tempo na estrada? O que significam esses 40 anos de carreira? E o futuro, te assusta?
A música, o trabalho, a vida. Nada me assusta e gosto de conhecer, olhar para outros movimentos. Este trabalho, com esta moderna sonoridade do Pará, foi um grande desafio. Ter apenas dois músicos e um computador em cena... Reinventar-se aos 60 anos... É muito bom.
Como têm se dado as parcerias com os artistas da nova geração, como em Volta, por exemplo, composição de Johnny Hooker gravada no teu mais recente disco?
Muito bem. Sou curiosa e me jogo. Participo do DVD dele e o acho maravilhoso, ousado. Um grande artista!
FAFÁ DE BELÉM
Quinta (4/5), às 21h
Teatro do Bourbon Country (Túlio de Rose, 80).
Ingressos: de R$ 100 a R$ 140 (confira os setores e pontos de venda no roteiro da página 6). Desconto de 50% para sócios do Clube do Assinante, limitado a cem bilhetes, e 10% nos demais.