Passado o Carnaval, 2017 está liberado para começar oficialmente. A agenda cultural que inevitavelmente arrefece em Porto Alegre e outras cidades do Estado durante o auge do verão se prepara para sair da ressaca.
– Janeiro e fevereiro são sempre parados, a gente já programa o ano com base nisso. Quem pode, aproveita esta fase do ano para tirar férias, mesmo entre os produtores – diz Eduardo Elias, produtor executivo da Branco Produções, que garante, no entanto, que a cena cultural da Capital conseguiu se manter ativa mesmo em um ano conturbado economicamente:
– Continuamos trazendo nomes internacionais, nomes nacionais fortes. Está mais difícil, tem que tentar ter o menor risco possível, ir nos confirmados, mas ainda tem muita demanda.
Em março, subirão ao palco em Porto Alegre artistas consagrados como o britânico Roger Hodgson, ex-vocalista do Supertramp. De Portugal vem a cantora Carminho, com o show em tributo a Tom Jobim. Direto da França, Zaz desembarca com seu repertório pop. Entre os artistas brasileiros, a diversidade sonora marcará presença nos shows de, entre outros, Titãs, Maria Rita, Luan Santana, Nenhum de Nós, Cachorro Grande e Luiz Marenco. E, no Interior, destaque para festivais de música em Caxias do Sul, Farroupilha e Glorinha.
Veja as principais atrações musicais de março no Estado e programe-se.
8 de março
Tuck and Patti
A vocalista Patti Cathcart e o virtuoso guitarrista Tuck Andress, casados há mais de 35 anos, apresentam seu jazz com pegada soul e pop rock no Teatro do Bourbon Country. O show da dupla de San Francisco combina no repertório músicas próprias e covers que vão de Cindy Laupera Jimi Hendrix.
Samsara Blues Experiment
O grupo alemão de stoner rock, que combina em suas influências psicodelia e elementos folclóricos, toca no Riffe Bar.
9 de março
Farroupilha Jazz Festival
A Escola Pública de Música de Farroupilha, iniciativa criada há pouco mais de três anos, promove a primeira edição do Farroupilha Jazz Festival, com quatro dias de música, oficinas e bate-papos na cidade da Serra.
Festival NosOutras
Reunindo atrações como a rapper Negra Jaque, a cantora Nani Medeiros, o bloco Não Mexe Comigo que Eu Não Ando Só e o grupo As Três Marias, a primeira edição do Festival NosOutras é organizada por e para mulheres e busca levar discussões candentes do feminismo ao palco do Opinião.
Antonio Adolfo
O compositor carioca, conhecido por músicas como Sá Marina e BR3, toca no Instituto Ling.
10 de março
Titãs
Com os integrantes originais Branco Mello, Sérgio Britto e Tony Bellotto (mais Betto Lee na guitarra e Mário Fabre na bateria), a banda retorna à Capital com a turnê do disco Nheengatu, no Opinião.
11 de março
Luiz Marenco
Um dos mais importantes nomes da música tradicionalista do Rio Grande do Sul, Luiz Marenco sobe ao palco do Theatro São Pedro para apresentar o espetáculo em que passeia pelo universo do homem do campo.
12 de março
Matanza
A banda conhecida por sua mistura de hardcore e country apresenta o show de seu disco mais recente, Pior Cenário Possível, no Opinião – não devem faltar, porém, sucessos mais antigos, como Ela Roubou meu Caminhão e Pé na Porta e Soco na Cara.
15 de março
Simone Leitão
A pianista clássica, reconhecida nacionalmente por sua técnica e direção rítmica, apresenta-se no Theatro São Pedro.
17 a 19 de março
Festival de Música de Rua
Um dos mais importantes festivais do Estado leva a Caxias do Sul uma programação gratuita com artistas brasileiros e de diferentes regiões da América Latina. Entre os destaques internacionais, estão a cantautora folclórica Lucia Merico, argentina radicada no Uruguai, o multi-instrumentista argentino Manu Sija, e o chileno Qowasi e seu folk urbano. Leia mais na Contracapa.
18 de março
Cachorro Grande
A banda gaúcha volta ao palco do Opinião com a turnê de Electromod, seu mais recente disco, lançado em 2016. O trabalho deu continuidade à elogiada fusão de rock com música eletrônica apresentada em Costa do Marfim. O show de abertura será dos paranaenses da Trem Fantasma.
18 e 19 de março
Garden Music Festival
Repleto de atrações da música eletrônica nacional e internacional, o festival leva uma programação de dois dias a cidade de Glorinha.
21 de março
Roger Hodgson
Uma das vozes mais famosas do rock, Roger Hodgson apresenta no Pepsi On Stage o show da turnê mundial Breakfast in America. O ex-vocalista do Supertramp revisita clássicos da banda, como The Logical Song e Take the Long Way Home, e apresenta faixas da carrreira solo.
Ospa
O regente Stefan Geiger inaugura a temporada da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa) no Theatro São Pedro.
22 de março
Carminho
A cantora portuguesa apresenta no Teatro do Bourbon Country o show em tributo à obra de Tom Jobim, tema do disco lançado por ela em 2016. O espetáculo reúne músicos integrantes da Banda Nova, formação que acompanhava Tom – entre eles, o filho e o neto do compositor brasileiro.
24 de março
Nenhum de Nós
A banda gaúcha repassa em sua tradicional temporada no palco do Theatro São Pedro o repertório de seus dois discos acústicos gravados no local e hits da fase mais recente.
Maria Rita
O show Samba da Maria mostrará a cantora interpretando, no Teatro do Bourbon Country, sambas imortalizados nas vozes de grandes nomes da MPB, como Zeca Pagodinho, Arlindo Cruz, Gonzaguinha, Alcione e Elis Regina.
25 de março
Luan Santana
Uma das grandes estrelas da música pop recente, o sertanejo romântico vem a Porto Alegre para show no Pepsi on Stage – onde deve apresentar todos os seus maiores sucessos.
Fernanda Abreu
A carioca, que não lançava material inédito havia mais de 10 anos, volta a Porto Alegre com o show de Amor Geral, seu mais recente trabalho de estúdio.
28 de março
Zaz
Destaque da nova geração da música pop francesa, a jovem cantora e compositora começa por Porto Alegre sua nova turnê brasileira, no palco do Auditório Araújo Vianna.
31 de março
Renato e seus Blue Caps
A banda relembra hits da Jovem Guarda no Teatro do Bourbon Country.