Morreu nesta quinta-feira (11), aos 89 anos, o ilustrador Jean-Jacques Sempé, conhecido pelo trabalho O Pequeno Nicolau. Em entrevista à AFP, Marc Lecarpentier, biógrafo e amigo do artista, afirmou que sua morte foi tranquila, mas não divulgou a causa.
"O cartunista Jean-Jacques Sempé morreu pacificamente em sua residência de férias, cercado por sua esposa e amigos íntimos", relatou.
O ilustrador, que nasceu em 1932, em Bordeaux, na França, teve um crescimento conturbado, chegando a abandonar a escola aos 14 anos, quando mentiu sobre sua idade para conseguir servir ao exército. Trabalhou na imprensa regional nos anos 1950 e conheceu o escritor René Goscinny, famoso criador do personagem Asterix. Juntos, criaram O Pequeno Nicolau, história que marcaria a carreira de Jacques Sempé.
A série de livros chegou a inspirar filmes e animações, e é best-seller internacional, com mais de 15 milhões de cópias vendidas em 45 países. O artista também lançou A Ascensão Social do Senhor Lambert, em 1965, obra que foi considerada uma das grandes inspirações para a criação do estilo de publicação batizado como graphic novel (romance gráfico, em inglês). O autor deixa mais de 50 livros produzidos e diversas contribuições à revista The New Yorker.