O poeta João Cabral de Melo Neto completaria cem anos nesta quinta-feira (9). Para celebrar a data, uma coletânea de textos inéditos em prosa e poesia e pelo menos duas biografias serão lançadas ao longo de 2020. O autor também será homenageado no IX Festival Literário de Araxá, em Minas Gerais, em julho.
Pernambucano, João Cabral foi diplomata brasileiro e se tornou um dos principais poetas da língua portuguesa do século 20. Seu texto mais conhecido é Morte e Vida Severina. Ele morreu em 1999, aos 79 anos.
O poeta Antonio Carlos Secchin e a pesquisadora Edineia Rodrigues Ribeiro são os responsáveis por fazer a seleção e a edição das novas obras que serão publicadas. Além de dois livros póstumos de João Cabral, dezenas de poemas nunca publicados serão revelados ao público em uma coletânea, a ser lançada durante o ano. Edineia encontrou o material em uma pasta do acervo de Cabral na Casa de Rui Barbosa. Cerca de 40 poemas já foram confirmados como inéditos.
Para comemorar o ano do centenário do poeta, também estão previstas uma fotobiografia, organizada por Eucanaã Ferraz, e uma nova biografia de João Cabral, assinada por Ivan Marques.