O som de instrumentos musicais ao entardecer reunia adultos e crianças na Praça da Alfândega e dava início às comemorações do aniversário de 65 anos da Feira do Livro de Porto Alegre, comemorado neste sábado (9). Os cinco músicos do Quinteto de Metais do Grupo Zaffari foram os primeiros a se apresentar na noite que encantou visitantes com atrações de palhaçaria, música e até um bolo de livros.
Cerca de 4 mil pessoas circulavam pela praça quando o ritmo contagiante chegou até a Rua dos Andradas, e malabares e pernas de pau faziam performances e convidavam os visitantes para a apresentação do grupo musical Cartas na Rua, que encantou o público com clássicos do folk e do rock and roll.
O auge da noite foi por volta das 21h, no Pavilhão de Autógrafos, quando a artista Liane Schüller cantou uma música em homenagem à Feira. Em seguida, o público entoou o "Parabéns" em torno de um bolo cenográfico com quatro "camadas" de livros coloridos. A escritora Marô Barbieri, patrona desta edição do evento, soprou as velinhas.
— A praça está respirando literatura, isso é motivo de muita alegria — disse Marô.