O russo Vladimir Shklyarov, considerado um dos maiores bailarinos do mundo, morreu aos 39 anos na noite deste sábado (16). A notícia foi confirmada pelo Teatro Mariinsky, em São Petersburgo, na Rússia. Conforme a porta-voz do local, Shklyarov caiu do quinto andar de um prédio.
De acordo com o jornal britânico The Guardian, a porta-voz do teatro, Anna Kasatkina, informou à imprensa russa que o dançarino estava tomando analgésicos para uma lesão nas costas e que deveria passar por uma cirurgia na coluna nesta segunda-feira (18).
Embora uma investigação federal tenha sido iniciada para apurar a morte de Shklyarov, a causa preliminar foi considerada um acidente, informou a agência de notícias russa RIA Novosti. Pelo aplicativo de mensagens Telegram, a ex-bailarina Irina Bartnovskaya disse que Shklyarov teria saído para fumar um cigarro "em uma sacada muito estreita" e caído acidentalmente, noticiou o The New York Times.
Pelas redes sociais, o Teatro Mariinsky, onde o artista se apresentava, anunciou que será realizado um serviço fúnebre em homenagem ao bailarino na próxima quinta-feira (21).
Quem foi Vladimir Schklyarov
Ao longo da carreira de 20 anos, Vladimir Schklyarov apresentou-se em palcos de prestígio como o Metropolitan Opera, em Nova York, e a Royal Opera House, em Londres. No currículo, destacou-se tanto em produções contemporâneas, quanto em balés clássicos como O Lago dos Cisnes, Dom Quixote e Giselle.
Na vida pessoal, Schklyarov era casado desde 2012 com Maria Shirinkina, também bailarina do Mariinsky.