Para apoiar profissionais das artes cênicas após os prejuízos causados pela enchente de maio, o Festival Movimenta Cena Sul começa nesta sexta-feira (19), em Porto Alegre, oferecendo três atrativos: ver ou rever espetáculos de algumas das mais importantes companhias da Capital, conhecer o trabalho de criadores de outras seis cidades gaúchas e desfrutar de uma programação variada com teatro, dança e circo, tanto para o público adulto quanto para o infantojuvenil. Tudo isso com entrada franca.
A ação emergencial do governo do Rio Grande do Sul, realizada por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), foi viabilizada com R$ 500 mil do Banrisul e R$ 74,9 mil do Instituto Estadual de Artes Cênicas (IEACen), vinculado à Sedac. Os recursos cobrem apresentações de 15 espetáculos em diferentes espaços da Fundação Theatro São Pedro (FTSP), no Centro de Porto Alegre; recepção ao público com artistas circenses em todos os dias do evento; quatro oficinas virtuais destinadas a 160 profissionais; e 30 intervenções artísticas que serão realizadas em municípios do Estado entre os dias 16 de agosto e 1º de dezembro. Os organizadores projetam que cerca de 300 trabalhadores do setor serão beneficiados com as oportunidades.
As 15 montagens exibidas até o dia 27 na Capital foram selecionadas entre mais de 150 projetos por uma equipe curatorial formada por representantes do IEACen e da FTSP e seis profissionais da sociedade com atuação na área. Gabriela Munhoz, diretora artística do Theatro São Pedro, destaca:
— A programação ficou plural, permeando questões sobre gênero, meio ambiente, questionamentos existenciais, vulnerabilidade social e raça. Apostamos em uma grade com potência artística, discursos contemporâneos e provocativos para nos fazer refletir sobre este tempo.
Cenário agravado
A abertura será nesta sexta, às 20h, no São Pedro, com a performance circense Dalí, inspirada no universo do pintor surrealista. Durante nove dias, passarão pelos espaços da Fundação montagens de prestigiados grupos e artistas: Ânima Cia. de Dança, Cassandra Calabouço, Cia. Stravaganza, Cia. Teatro ao Quadrado, Projeto GOMPA, Restinga Crew, Transforma Cia. de Dança e Usina do Trabalho do Ator. Haverá também atrações de Imbé, Morro Reuter, Santa Cruz do Sul, Santiago, São Leopoldo e Veranópolis.
Camila Bauer, diretora do Projeto GOMPA, que apresentará a peça Instinto no dia 25 no São Pedro, relata:
— No nosso trabalho, muitas apresentações foram canceladas. A sala onde ensaiávamos e guardávamos nossos cenários ficou destruída. Acho que o teatro não chegou de todo a se reerguer da pandemia. Já havia um problema sério de falta de salas de trabalho, salas para apresentações, auxílios para manutenção de grupo. Tudo isso ficou ainda pior.
Festival Movimenta Cena Sul
Quando: desta sexta-feira (19) a 27 de julho em diferentes espaços da Fundação Theatro São Pedro (Praça Mal. Deodoro, s/nº), em Porto Alegre.
Entrada: gratuita, com retirada de ingressos na chapelaria do Theatro São Pedro de terça a sexta-feira, das 11h às 19h, e aos sábados e domingos, das 15h até o horário de início das apresentações.
Primeiras atrações
Veja, abaixo, os espetáculos do primeiro final de semana. A programação completa está no site do Theatro São Pedro.
“Dalí”
- Circo - Porto Alegre
- Espetáculo circense livremente inspirado no universo do pintor surrealista espanhol Salvador Dalí.
- Nesta sexta-feira, às 20h, no Theatro São Pedro. Classificação etária: Livre. Duração: 65 minutos.
“Onde Está Cassandra?”, de Cassandra Calabouço
- Dança - Porto Alegre
- Cinco drag queens apresentam coreografias e cenas para contar a trajetória de 25 anos de Cassandra Calabouço.
- Sábado, às 20h, no Theatro São Pedro. Classificação etária: Livre. Duração: 60 minutos.
“A Mulher que Queria Ser Micheliny Verunschk”, da Cia. Stravaganza
- Teatro - Porto Alegre
- Peça com Sandra Possani apresenta mulher de grande imaginação que deseja contar sua própria história.
- Domingo, às 18h, no Theatro São Pedro. Classificação etária: 16 anos. Duração: 65 minutos.