Desta quinta-feira (16) até 26 de março, a Capital voltará a se transformar em um grande palco disposto a acolher diferentes manifestações artísticas. O período será marcado pela segunda etapa do 29º Porto Alegre em Cena, que realizou sua primeira parte em dezembro do ano passado e agora abre novamente as cortinas para concluir a edição.
Serão 18 espetáculos apresentados durante os 11 dias de evento, além de workshops, oficinas em escolas, rodas de conversa, seminários, intervenções artísticas e uma exposição alusiva aos 65 anos do Departamento de Arte Dramática (DAD) da UFRGS na Cinemateca Capitólio, entre os dias 18 e 21. Das montagens que marcam esta segunda etapa, 16 são gaúchas — 11 de teatro adulto e cinco de infantil, entre estreias e montagens já consagradas na cena local — e duas são nacionais: Eu de Você e Cárcere ou Porque as Mulheres Viram Búfalos.
Estrelada pela carioca Denise Fraga sob direção de Luiz Villaça e produção de José Maria, Eu de Você é a atração nacional incumbida de abrir a programação nesta quinta, às 21h, no Salão de Atos da PUCRS (Av. Ipiranga, 6.681). Haverá uma sessão também na sexta-feira (17), no mesmo horário e local. No sábado (18), a atriz participa de um bate-papo no Centro Histórico-Cultural Santa Casa (Av. Independência, 75), às 15h.
O texto do espetáculo, um monólogo, coloca lado a lado histórias reais que foram enviadas por pessoas de todo o país, após pedido da equipe em anúncios de jornal e vídeos na internet, e trechos célebres da literatura e da música que se assemelham aos relatos. Tudo isso é costurado com a linha do humor, marca registrada de Denise Fraga.
— Eu pego uma história de uma pessoa, embrulho no papel de presente da arte, com a música, com a literatura, e devolvo para ela dizendo: "Olha o que você viveu" — resume Denise. — A gente vê no Eu de Você que a vida não é bolinho para ninguém. Buscamos, através do humor, uma forma de falar com leveza dessa vida bruta. A gente arquitetou o texto para que, sempre que a peça ficasse muito melancólica — porque as histórias são muito marcadas pela melancolia —, viesse algo para ensolarar, sem se perder das coisas sérias e importantes das quais falamos. O resultado é que às vezes eu olho para a plateia e tem gente enxugando lágrimas, mas de riso — explica a atriz.
Eu de Você estreou em Porto Alegre em 2019. A volta à Capital vem atravessada pela pandemia e as transformações causadas por ela no mundo e nas pessoas. Ainda assim, segundo Denise, quase nada mudou no espetáculo após a emergência em saúde. As questões humanas abordadas seguem as mesmas, ela explica. O que a atriz percebe de diferente é o modo como as pessoas se relacionam com o espetáculo após esse período. Estão mais entregues e mais dispostas a sentir o que o outro sente, a grande proposta do trabalho.
A percepção é sentida em dois momentos por Denise Fraga: antes do início do espetáculo, quando ela adota o exercício de circular pelo teatro para sentir a plateia que a espera, e depois que as cortinas se fecham, quando volta para mais um momento de interação com o público. Essas trocas fazem do espetáculo uma das experiências mais importantes da carreira da atriz, segundo ela.
— A peça tem um ritual caloroso. Quando ela termina e eu vou para o saguão, se forma uma fila que me faz ficar mais horas no teatro. É comum que as pessoas queiram tirar fotos ao fim dos espetáculos, mas neste elas querem me contar as histórias, dizer como elas foram tocadas. É uma coisa muito bonita — conta Denise. — Apesar de o texto costurar várias histórias, não tem capítulos, não tem uma história e depois outra. São pedaços de histórias de várias pessoas que formam a única história de todos nós. Acho que talvez esse seja o segredo do sucesso da peça: ninguém passa imune por ela — aposta.
O fechamento desta edição do Em Cena será marcado por Cárcere ou Porque as Mulheres Viram Búfalos, montagem da Companhia de Teatro Heliópolis, de São Paulo, que acompanha duas mulheres negras cujas vidas são marcadas pelo encarceramento dos homens da família: o pai, o companheiro de uma e, por último, o filho da outra.
O texto incorpora questões como racismo e violência de gênero e tece uma crítica ao encarceramento em massa da população negra, consequência da desigualdade racial e do abandono das políticas públicas que também formam os temas da peça. O espetáculo será apresentado nos dias 25, às 21h, e 26, às 20h, no Theatro São Pedro (Praça Marechal Deodoro, s/n°).
Essência e força
Além de ocupar os grandes palcos, a segunda etapa do 29º Porto Alegre em Cena se destaca por levar atividades a locais fora da rota tradicional dos festivais da cidade. É o caso do Museu do Hip Hop, que receberá uma intervenção do grafiteiro francês Jacques-André Dupont e da brasileira Heloisa Hariadne; do Centro de Promoção da Criança e do Adolescente da Lomba do Pinheiro, onde será apresentado o espetáculo Espera, da Cia Incomode-te; e da curiosa Casa Godoy, que é, como o nome já diz, uma casa, não um teatro.
O espaço localizado na Av. Independência, 456, foi o escolhido para receber a montagem O Jantar com a Sra. Beckett, que propõe levar o teatro ao espaço de convívio, tensionando a relação atriz-público. Estrelada por Naiara Harry e escrita e dirigida por Decio Antunes, a montagem terá sessões entre os dias 17 e 19, sempre às 20h, com ingressos esgotados. Vítor Ortiz, um dos coordenadores do festival, explica:
— Esse espetáculo tem uma proposta de interação diferenciada, que dispõe o público como se fosse dentro do palco com os atores, não sentado na plateia. Teremos três sessões porque a ideia é que sejam no máximo 15 pessoas a cada sessão. Por isso a escolha pela Casa Godoy, uma residência antiga, histórica, que necessita de alguns restauros, mas eventualmente é utilizada pela Coordenação de Memória da Secretaria da Cultura.
Outro destaque da programação é a volta da mostra Em Ceninha, o braço do Porto Alegre em Cena para o teatro infantil. A edição contará com cinco espetáculos que se unem pelo tema da cultura popular, apresentada aos pequenos espectadores a partir de diferentes linguagens, da contação de história ao circo.
Ortiz observa que a mostra infantil é um marco importante para o processo de reconstrução do Porto Alegre Em Cena passado o período da pandemia, que foi bastante difícil para a vitalidade do festival, segundo ele.
— Estamos fazendo um esforço para resgatar o Porto Alegre em Cena em toda a sua essência e força. Um festival precisa ter uma programação de espetáculos com diversidade de linguagens e formatos, uma programação voltada para o debate das questões das artes cênicas e também um braço educativo de formação de plateia. Isso está acontecendo de uma forma muito intensa nesta segunda etapa — avalia o coordenador.
O esforço da organização passa também pelo planejamento da próxima edição, que já está a pleno vapor. A expectativa é que o 30º Porto Alegre em Cena ocorra em setembro, em etapa única, marcando de vez o retorno aos velhos tempos.
— Nosso projeto da Lei Federal está aprovado e estamos em busca dos recursos. Temos também o projeto da Lei Estadual tramitando. Se esses dois projetos derem 100% certo, devemos ter de volta os espetáculos internacionais na programação do Porto Alegre Em Cena, algo muito importante para esta edição que vai celebrar os 30 anos do festival — diz Ortiz.
29º Porto Alegre em Cena - segunda etapa
Programação
A programação completa de espetáculos e atividades pode ser conferida no site do festival, em portoalegreemcena.com.br/programacao.
Ingressos
Os ingressos podem ser adquiridos na plataforma Guichê Web. Há diversas modalidades de desconto e meia-entrada para as atividades. As regras podem ser consultadas em portoalegreemcena.com/ingressos.