Amar é complicado, mas desamar pode ser mais difícil ainda. Com este espírito, o espetáculo Fui! A Peça da Separação retrata as dificuldades do término do relacionamento entre Rick (Leonardo Barison) e Dani (Eduardo Mendonça), que se reencontram para desfiar as mágoas. Quem errou? Como a vida segue após o fim de um namoro? São essas questões que permeiam o texto original da escritora Claudia Tajes que ganha adaptação para o teatro.
A montagem, na programação do Porto Verão Alegre, começa com os dois homens em um café, remexendo em lembranças e implicâncias de quando estavam juntos. Tajes acredita que a parceria com os dois atores porto-alegrenses foi essencial para a construção do roteiro, uma compilação de seis esquetes produzidas para a TV.
— O Eduardo trouxe coisas da experiência recente dele de divorciado, e o Leonardo contribuiu com outras vivências. No fim, a gente achou que dois homens poderiam protagonizar o texto. Nosso maior cuidado foi respeitar os personagens, e não apelar para a grosseria e a caricatura — explica a escritora, colunista de ZH.
As personalidades de Rick e Dani se confundem às vezes: enquanto um é mais “cri-cri”, o outro é ciumento; em outro momento, um é mais romântico e o outro se sente pressionado. Por ser um tema praticamente universal, a construção dos personagens acontece em parceria com o público, segundo o ator Leonardo Barison.
— É o público que vai dar o acabamento final no Rick e no Dani, através das risadas, emoções e qualquer outro tipo de sentimento que a gente consiga arrancar da plateia – diz.
FUI! A PEÇA DA SEPARAÇÃO
Duração: 60 min.
Texto: Claudia Tajes, com adaptação de Eduardo Mendonça.
Elenco: Leonardo Barison e Eduardo Mendonça.
Sábado e domingo, às 21 horas, no Teatro da AMIRGS (Av. Ipiranga, 5311).
Ingressos: R$ 36 (inteira, antecipado); R$ 24 (meia-entrada e idosos).
Compra pelo site do Porto Verão Alegre (portoveraoalegre.com.br)