Os turistas brasileiros são mundialmente conhecidos por gostar de fazer compras. De acordo com levantamento da corretora norte-americana Passfolio, a aquisição de produtos equivale a quase 50% dos gastos do público nacional em viagens ao exterior.
Destinos como os Estados Unidos figuram entre os favoritos dos fãs de turismo de compras, mas também é possível encontrar ótimas opções no Brasil. Um bom exemplo é a cidade gaúcha de Uruguaiana, conhecida como capital nacional dos Free Shops.
Vanessa Walter, Secretária do Turismo do município, conta que o projeto para consolidar o local como um destino de comércio e turismo começou em 2018, quando o prefeito Ronnie Mello e o deputado estadual Frederico Antunes buscaram alternativas para o desenvolvimento da cidade e da região da fronteira.
Atualmente, Uruguaiana tem nove Free Shops. As lojas trabalham com uma gama enorme de produtos, como bebidas (nacionais e importadas), perfumes, cosméticos, roupas, brinquedos, bolsas, malas de viagem, eletrônicos e eletrodomésticos. É possível também encontrar muitas opções de itens para o lar, que vão desde aparelhos de jantar e copos térmicos até roupas de cama e churrasqueiras a gás.
Outro destaque são os itens comestíveis, que costumam fazer sucesso entre as pessoas que visitam os complexos de compras. Chocolates importados, balas, bolachas, doce de leite, geleias especiais, chás, temperos e alfajores são alguns dos mais comprados.
– O principal diferencial é que os preços nas lojas estão em reais. Portanto, não é preciso fazer conversão. O cliente sabe exatamente o que irá pagar ao chegar ao caixa. Além disso, pode parcelar o valor em até 12 vezes no cartão de crédito, sem pagar taxa de IOF e juros, se gastar dentro da cota de US$ 500 por pessoa – explica Vanessa.
Acesse o site da Câmara de Dirigentes Lojistas de Uruguaiana e saiba mais sobre compras em Uruguaiana
A Secretária de Turismo ressalta que as opções para os fãs de compras vão além dos Free Shops, já que Uruguaiana tem um comércio bastante consolidado. Ao andar pelo destino, os turistas encontram lojas variadas, incluindo estabelecimentos que trabalham com produtos típicos do Rio Grande do Sul, como chapéus, bombachas, alpargatas e lenços.
– Quando o visitante quiser descansar da caminhada de compras pelas ruas da cidade, pode usufruir da gastronomia diferenciada, pois contamos com uma diversificada rede de bares, restaurantes, pubs, pizzarias e sushis. Para quem gosta de carne, temos churrascaria típica gaúcha e parrilla com influência uruguaia. É válido ressaltar ainda que a cidade tem 16 cafeterias para que o visitante possa desfrutar de um momento agradável experimentando bolachas, salgados e as deliciosas facturas argentinas – diz Vanessa.
A área turística rural de Uruguaiana, por sua vez, é mais indicada para viajantes que procuram sossego e passeios em meio à natureza. Dá para ir à Canto Queijaria para degustar queijos e conhecer a história da Estância Timbaúva, que tem 150 anos. Outra opção é visitar a Estância Sossego, onde é possível conhecer a plantação de uvas e degustar vinhos deliciosos da Bodega Sossego.
Siga o projeto Vem Viver Uruguaiana no Instagram e acompanhe as novidades da cidade gaúcha