Independentemente da parada final, fazer uma viagem tende a ser muito prazeroso. Parte disso se deve ao fato de que o mesmo destino é capaz de atender aos desejos e às expectativas de viajantes com diferentes perfis e propósitos. Hoje, essa particularidade é apenas um dos motivos pelos quais as cidades com atrações e experiências diversificadas tendem a atrair um número cada vez maior de turistas.
Localizada no Rio Grande do Sul, junto à fronteira fluvial com Argentina e Uruguai, Uruguaiana é um desses destinos no Brasil. Dona de um comércio vigoroso, tem diversas lojas de artigos tipicamente gaúchos, além de restaurantes, bistrôs e cafeterias com o sabor do Sul. Isso tem feito com que a cidade se posicione como uma opção muito convidativa para o turismo de compras.
Parte disso também se deve ao fato de que Uruguaiana é conhecida como a capital nacional dos Free Shops. Atualmente, são nove lojas francas em funcionamento, tendo como principal chamariz a possibilidade de pagar tudo em reais e em até 12 vezes sem juros.
De acordo com Ismael Baklizi, CEO do Grupo Baklizi, Uruguaiana foi escolhida como endereço das unidades por estar estrategicamente posicionada na tríplice fronteira Brasil-Argentina-Uruguai. Dessa maneira, se coloca à disposição de uma grande quantidade de turistas do Mercosul, além da população local.
O formato do empreendimento se diferencia por trabalhar com preço de atacado, apesar de vender no varejo. Para completar, além de atuar com as principais marcas que costumam estar nos Free Shops pelo mundo, o portfólio da Brasil Free Shop conta com produtos como ar-condicionado, ventiladores, smart TVs e outros eletroeletrônicos.
– Para atrair e encantar ainda mais o turista, as lojas promovem ações semanais, com promoções e descontos, trazendo novidades de todas as partes do mundo – diz Baklizi.
Acesse o site da cidade de Uruguaiana e descubra as atividades que a cidade tem a oferecer
Movimento e paladar
Para quem busca renovar as energias, Uruguaiana entrega grandes experiências de turismo rural e gastronômico longe do agito urbano. A região é muito conhecida por suas estâncias, vinícolas e queijarias, que enchem os olhos e o estômago.
Entre elas está a CANTO Queijaria, uma queijaria artesanal com produtos autorais que valorizam cultura, história e terroir do pampa gaúcho. Localizada dentro da estância São Miguel, oferece a experiência “CANTO: Rural & Gastronômico”, na qual grupos de turistas conhecem de perto todo o manejo dos queijos, desde a pastagem até a maturação. Ao final, são realizados uma degustação guiada e um happy hour de mesa posta, em que são servidas delícias produzidas por pequenos produtores de Uruguaiana.
– Apesar de ser um passeio focado em adultos, na grande maioria das vezes atrai famílias inteiras, passando pelos avós, pais e filhos até chegar aos netos. Nosso maior número ainda é o turista de Uruguaiana e região, mas já temos recebido vários grupos que vêm de longe conhecer o pampa e suas belezas – conta a proprietária da CANTO Queijaria, Mariana Rosa.
Já na Estância do Sossego, os vinhedos da Bodega Sossego se estendem por mais de seis hectares, com uvas Chardonnay, Cabernet Sauvignon, Tannat, Alvarinho e Cabernet Franc. Uma vez por mês, turistas que chegam a Uruguaiana têm a oportunidade de conhecer o local, sua paisagem, seus animais e a vegetação típica da região.
A visita guiada inclui ainda a degustação de vinhos e espumantes – em volta de uma mesa compartilhada composta por iguarias locais. A experiência fica completa com o pôr do sol da Campanha Gaúcha, a música típica e o fogo de chão.
– Os turistas que visitam a Bodega Sossego vivem em áreas urbanas e já apreciam ou estão iniciando seu conhecimento no mundo dos vinhos. Em sua maioria, são pessoas com faixa etária entre 30 e 60 anos e que compõem casais, grupos de amigos e confrarias – destaca a sócia da Bodega Sossego, Irene Ormazabal Moura Dorneles.
Descanso merecido
– Este é um tipo de turismo acessível, despretensioso, simples e aconchegante. As pessoas têm buscado unir o ar livre e o contato com a natureza com o interesse e o prazer pelo vinho – diz a sócia da Bodega Sossego.
De acordo com Mariana, da CANTO Queijaria, os tipos de vivências proporcionadas por Uruguaiana ganharam força nos últimos anos e vieram para ficar. Com a vida em ritmo frenético, as pausas e o tempo longe dos grandes centros urbanos – em conjunto com experiências gastronômicas afetuosas – se fazem cada vez mais necessários para manter o bem-estar físico e mental.
Siga o perfil de Uruguaiana no Instagram e fique por dentro de tudo o que acontece na cidade