O Rio Grande do Sul é famoso pelo turismo de inverno graças às baixas temperaturas, à variedade de passeios temáticos para a época e uma gastronomia regada a muito vinho e chocolate. Essas características despontam, principalmente, na Serra Gaúcha. Nesse contexto, as cidades de Gramado, Canela e Bento Gonçalves fazem com que a região não deixe a desejar para nenhum outro destino turístico nacional.
– Nessas cidades, é possível encontrar vinícolas, passeios ao ar livre, parques naturais, restaurantes temáticos e muito mais – afirma a gerente de marketing da rede Laghetto Hotéis, Flaviana Yamaguchi.
Gramado, por exemplo, figura entre os oito destinos mundiais que merecem ser visitados em 2022, de acordo com um levantamento do site de reservas Booking.com.
A pequena cidade situada em meio às montanhas tem arquitetura que remete a um vilarejo suíço. O local possui muitas atrações, como o primeiro museu de cera da América Latina voltado ao entretenimento e o parque que faz réplicas em miniatura de cidades famosas. Também vale destacar o espaço instagramável Selfie Gramado e o Super Carros, que permite alugar veículos esportivos de marcas como Ferrari e Porsche.
As reservas em Canela, por sua vez, tiveram alta de 67% em 2021, segundo pesquisa da agência online de viagens Zarpo. A cidade é famosa pelas atrações naturais, uma vez que é rodeada de pinheiros, matas e parques. O maior destaque é o Parque do Caracol, onde está a Cascata do Caracol, com 130 metros de queda.
Outros pontos turísticos são o Mundo Gelado do Capitão, um bar de gelo que encanta adultos e crianças, e a Igreja Matriz de Canela, também conhecida como Catedral de Pedra, construída em estilo gótico nos anos 1950. À noite, a igreja ganha uma iluminação colorida, que a torna ainda mais especial.
Já em Bento Gonçalves, a capital brasileira do vinho, um dos principais passeios é o Vale dos Vinhedos, que contempla cerca de 70 vinícolas para diferentes gostos e idades. Outra atração é o Trem Maria Fumaça, locomotiva a vapor que percorre 23 quilômetros até a cidade de Carlos Barbosa.
Ainda vale destacar a rota rural Caminhos de Pedra. Trata-se de um percurso de 12 quilômetros, original da época dos primeiros imigrantes italianos que chegaram à região ao fim do século 19. Pelo trajeto, o visitante encontra prédios históricos e atrações como Casa da Ovelha, Casa do Tomate, Casa da Erva-Mate, Casa das Massas e Casa da Tecelagem, além de vinícolas – claro – e restaurantes.
Acesse o site do Laghetto Hotéis para conhecer todos os estabelecimentos da rede
Onde se hospedar?
Independentemente do destino de inverno escolhido, é importante contar com uma hospedagem bem localizada e confortável para aproveitar as atrações e descansar após os passeios. A rede Laghetto Hotéis, por exemplo, classifica-se como o terceiro grupo hoteleiro mais vendido do Brasil, segundo a agência de viagens online Decolar.com.
São 11 estabelecimentos em Gramado, um em Canela – o segundo tem inauguração marcada para 27 de maio – e dois em Bento Gonçalves. Todos os hotéis ficam próximos aos centros das cidades e são separados em três categorias: Laghetto, Stilo e Resort. Cada uma delas visa atender as expectativas de um determinado perfil de viajante.
– Os hotéis Laghetto são os mais clássicos, tanto na infraestrutura como no serviço e lazer. As opções Stilo, por sua vez, são modernas e oferecem mimos extras para os hóspedes, como Guest Relations, amenities do Boticário e maior variedade no café da manhã, incluindo serviço à la carte. Em Resorts, por enquanto, contamos apenas com o Laghetto Golden Gramado, ideal para quem prefere passar mais tempo dentro do complexo – aponta Flaviana.
A rede também conta com o Acampamento do Sr. Laghettinho. Localizado no quinto andar do hotel Laghetto Gramado, o espaço é dedicado a famílias. Isso porque tem apartamentos temáticos com piscina de bolinhas com borda infinita, telas para escalada, camas em forma de barracas e beliches em formato de jipes, entre outros. São ideais para quem busca uma experiência de hospedagem diferenciada, lúdica e divertida.
É válido destacar que, quem se hospeda em qualquer um dos estabelecimentos, pode aproveitar parcerias entre a Laghetto Hotéis e atrações turísticas da região. Na compra de um ingresso, o visitante ganha outra entrada de cortesia para o Mátria Parque de Flores (jardim botânico localizado em São Francisco de Paula) ou o Tour Linha Bella (roteiro de agroturismo que visa explorar as riquezas do interior de Gramado).
Em relação às novidades, um novo produto será lançado em junho, o Laghetto Château. Localizado em Gramado, o estabelecimento inaugurará uma categoria acima de Stilo.
– Com 56 apartamentos, o hotel oferecerá um serviço completamente personalizado. Cada visitante, casal ou família terá um agente de experiências dedicado, que vai desde desfazer a bagagem até atender a todas as solicitações e particularidades do turista – adianta a gerente de marketing.
Reserve agora
Reservas para qualquer complexo da rede Laghetto Hotéis localizado na Serra Gaúcha podem ser feitas por telefone (54 3421-8191), WhatsApp (54 99705-9056) ou via site. O atendimento funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e aos sábados, domingos e feriados, das 9h às 17h. As diárias incluem café da manhã. O cancelamento pode ser feito com até sete dias de antecedência em período de baixa temporada e em até 14 dias na alta.
Acompanhe o Instagram do Laghetto Hotéis para ficar por dentro das novidades da rede