Tradicionalmente, o inverno é um período no qual as praias são menos visitadas, mas, há 30 anos, pelo menos por um período da estação, Tramandaí, no Litoral Norte, recebe centenas de visitantes para curtir o Festival Nacional do Peixe e Frutos do Mar. Conhecida popularmente como “Festa do Peixe”, a celebração é famosa pela tainha assada na brasa, cujo aroma toma conta do Centro de Eventos de Tramandaí e deixa os visitantes com água na boca. Apesar do foco na gastronomia, o evento conta com uma série de atrações para quem passar pelo local. Abaixo, listamos cinco delas verdadeiramente imperdíveis. Confira:
1- Experimentar a famosa tainha assada
A experiência mais marcante para praticamente todo mundo que passa pelas instalações da feira é dar de cara com a imensa grelha que serve de repouso para peças e mais peças de tainha. O peixe assa vagarosamente sobre a brasa, garantindo o aroma característico do pavilhão e atiçando a fome dos visitantes. O prato, garantem os organizadores, é delicioso e satisfação absoluta.
2- Degustar na Mostra de Cervejas Artesanais
Para acompanhar aquele peixe saboroso, nada melhor do que degustar algumas das melhores cervejas artesanais produzidas no Rio Grande do Sul. Indian Pale Ale, American Pale Ale, Weiss, Pilsen e mais um monte de opções para você escolher sua melhor harmonização e deliciar-se.
3- Garantir a sobremesa na Festidoce
Desde a 15ª edição, o Festival Nacional do Peixe e Frutos do Mar de Tramandaí também abriga a Festidoce. É a oportunidade perfeita para saborear um doce de frutas cristalizadas, doces de ovos, de nozes, amendoim ou chocolate. Tem para todos os gostos.
4- Curtir o "Baile do Nego Véio" com Alexandre Pires
No dia 21, data do encerramento do festival, o Baile do Nego Véio promete colocar todo mundo pra sambar sob o comando de Alexandre Pires. O pagodeiro, homem de frente da extinta banda Só Pra Contrariar, é indiscutivelmente um dos maiores nomes do universo samba/pagode e vai agitar o público ao som de sucessos clássicos como “Essa tal liberdade” e “Que se chama amor”.
5- Aproveitar a feirinha de produtos coloniais e artesanato
Além da comida e da bebida, alguns estandes estarão oferecendo produtos de produção colonial, como queijo, rapadura, embutidos, mel, erva-mate, entre outros. Algumas tantas outras barraquinhas também estarão vendendo produtos de artesanato.
Serviço
30° edição do Festival Nacional de Peixes e Frutos do Mar de Tramandaí
Até 21/07 (quinta a domingo)
Quintas e sextas – Entrada Franca
Sábados e domingo – R$ 8,00 Estudantes e melhor idade pagam meia entrada