O filme brasileiro Ainda Estou Aqui, do diretor Walter Salles, conquistou o prêmio de Melhor Roteiro na 81ª edição do Festival de Veneza, realizada neste sábado sábado (7), na Itália.
Baseado em uma história real, a produção retrata a incansável busca de Eunice Paiva, interpretada por Fernanda Torres e Fernanda Montenegro em diferentes fases da vida, pela verdade sobre o desaparecimento de seu marido, Rubens Paiva (Selton Melo), após ser levado por militares e nunca mais ser visto.
Além do prêmio de Melhor Roteiro, Ainda Estou Aqui também estava na disputa pelo Leão de Ouro, principal prêmio do festival, que acabou sendo concedido a The Room Next Door, de Pedro Almodóvar.
Walter Salles dedicou sete anos ao projeto, tendo conhecido a família Paiva na juventude e frequentado a casa no Rio de Janeiro onde Rubens Paiva foi preso.
O filme recebeu elogios em suas primeiras avaliações da imprensa internacional, com destaque para a performance de Fernanda Torres. Segundo o site americano Deadline, a plateia do Festival de Veneza aplaudiu o filme por 10 minutos após sua exibição em 1º de agosto.