O Festival de Cinema de Veneza estende nesta quarta-feira (4) o seu tapete vermelho para receber Lady Gaga e Joaquin Phoenix, estrelas da sequência Coringa: Delírio a Dois, em competição pelo Leão de Ouro.
A primeira parte, também dirigida por Todd Phillips, surpreendeu há cinco anos ao levar o prêmio máximo em Veneza. Os elogios foram unânimes para a interpretação de um Joaquin Phoenix extremamente magro e sombrio, que depois ganhou o Oscar de melhor ator.
O novo filme aumenta a aposta também para Lady Gaga, que confronta a memória que Margot Robbie deixou entre os fãs. A atriz australiana fez uma atuação sexy e maluca como a namorada do Coringa, Harley Quinn, em longas de 2016 e 2020.
É também o retorno da cantora às telas desde 2021, quando interpretou a viúva em Casa Gucci.
— Trabalhamos muito na forma como cantamos. Para mim foi, de certa forma, como desaprender a cantar, esquecer como respirar e deixar a música emergir totalmente do personagem — declarou a estrela pop em entrevista coletiva antes da estreia oficial.
— Eram músicas que Arthur (o personagem do Coringa) poderia ter cantado quando era pequeno, com sua mãe — acrescentou Philipps.
— Tentei imitar esse tipo de som, mas pensei: "Espere aí, Arthur não é assim" — explicou Phoenix. — E ela (Gaga) me disse: "Vamos cantar ao vivo". E eu respondi: "Não, de jeito nenhum".
Depois de rir da situação ao lado da colega de elenco, o ator contou que acabou concordando com a ideia posteriormente:
— Mas então fizemos isso, porque era a única maneira. Todas as apresentações foram ao vivo.
Preparação de Phoenix
Durante a coletiva de imprensa do festival, Phoenix comentou o processo de perda de peso para voltar a viver o personagem. Quando estrelou o longa original, o artista emagreceu 25 quilos para interpretar o Coringa.
— Não vou falar sobre os detalhes da dieta, mas desta vez pareceu um pouco mais complicado só porque havia muito ensaio de dança que estávamos fazendo, o que não tive da última vez — revelou, conforme a revista Variety.
O ator é conhecido por se entregar aos personagens em atuações que repercutem entre público e crítica. Para perder peso para o primeiro filme, Phoenix seguiu uma dieta restrita, em que consumia basicamente feijão, maçã e alface.
— Agora tenho 49 anos, acho não deveria fazer isso de novo. Acho deu para mim — concluiu.
Ser mais distorcido
O Coringa, na visão de Todd Phillips, é um ser muito mais distorcido do que César Romero retratou na década de 1960 na célebre série de televisão que lançou Batman e seus vilões ao estrelato do audiovisual.
— Há muito mais expectativa com a segunda parte do que com a primeira, então há uma sensação de nervosismo — admitiu Phillips. — Queríamos correr riscos e a pergunta era: o que poderíamos fazer que fosse realmente diferente, fazer algo tão surpreendente como a primeira parte?
Coringa: Delírio a Dois é um dos 21 filmes em competição em Veneza, que neste ano foi agraciada com inúmeras estrelas de Hollywood.
A 81ª edição do festival entrega seus prêmios em uma cerimônia de gala neste sábado (7).