Perry, mini burro que inspirou a criação de um dos personagens mais amados da franquia Shrek (2001-2010), completou 30 anos na semana passada e recebeu a visita de mais de 200 pessoas para celebrar a data. Porém, o animal tem diversos problemas de saúde. Os equinos desta espécie costumam viver de 30 a 35 anos.
Conforme o jornal The Washington Post, os fãs estão ajudando os responsáveis pelo animal a pagar as despesas médicas dele. Desde 1997, Perry vive em uma instituição chamada Park Barron Donkeys, em Palo Alto, na Califórnia, nos Estados Unidos. Já com idade avançada, ele sofre de artrite severa e doença de cushing, recorrendo à acupuntura para aliviar as dores. Ele convive com mais dois mini burros, também mais velhos e com problemas de saúde.
Inspiração para Shrek
Em 1999, o animador 3D, Rex Grignon, levou uma equipe da DreamWorks para estudar Perry e criar o famoso personagem Burro, de Shrek (2001), dublado por Eddie Murphy nos filmes da franquia.
Grignon explicou que ele precisava de referências de como os burros se movem e o encontro com Perry lhe deu todas as respostas. Ao todo, o processo de criação contou com 25 animadores que permaneceram no parque durante um período para observar o animal e replicar os seus movimentos em desenho.
— Gravamos um vídeo dele se movendo pelo local e fizemos vários desenhos. A gente já tinha criado o personagem Burro, mas queríamos descobrir o que faz de um burro um burro, então foi ótimo observar o Perry se mover — declarou Grignon ao Post.
Jenny Kiratli, responsável pelos burros que vivem no parque, contou que o local conta com doações e recursos do governo para manter os animais. O gasto total com os equinos chegou a US$ 40 mil no ano passado. Outros 30 voluntários ajudam nos cuidados com os três.