A Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais, em parceria com o ator Lázaro Ramos, lançou uma campanha para arrecadar doações ao Rio Grande do Sul nesta sexta-feira (10). Com narração do próprio ator, que já participou de diversas produções gaúchas, a entidade produziu e divulgou em suas redes sociais um vídeo em apoio aos gaúchos afetados pelas enchentes.
Com mais de 50 cenas de audiovisuais que foram rodadas no Estado, como Ilha das Flores, de Jorge Furtado (1989), Jango no Exílio, de Pedro Isaias Lucas (2024), Mirante, de Rodrigo John (2019) e O Homem Que Copiava, de Jorge Furtado (2003), o vídeo incentiva doações e indica instituições que estão recebendo donativos para minimizar os efeitos da catástrofe, como a Central Única das Favelas (CUFA), os Correios e o Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto (MTST).
— Nesse momento tão difícil para o Rio Grande do Sul, todos nós, da Academia Brasileira de Cinema, mandamos nosso apoio e nossa solidariedade. Que nossos irmãos, artistas, realizadores, produtores, exibidores e técnicos que fazem o cinema Brasileiro do Rio Grande do Sul, possam ter esperança mesmo em um momento tão trágico e em breve voltar a sonhar e a fazer o Brasil inteiro sonhar, sorrir e se emocionar com suas histórias — destaca Lázaro Ramos.