O Sindicato de Atores de Hollywood (SAG-AFTRA) decidiu mudar as diretrizes após uma repercussão negativa em torno de uma cena de sexo envolvendo a atriz Jenna Ortega, 21 anos e o ator Martin Freeman, 52, no filme Miller's Girl, lançado em janeiro
Conforme informações do Deadline, as mudanças, no entanto, não têm relação com o que ocorreu na frente das câmeras. O novo procedimento indica que, a partir de agora, os coordenadores de intimidade, responsáveis por assegurar o bem-estar dos atores no set de gravação, só poderão falar publicamente sobre as cenas mais quentes com a autorização dos atores envolvidos.
"Os coordenadores de intimidade são um recurso crucial em qualquer set para garantir a proteção de nossos membros que trabalham em cenas íntimas", e acrescentou que "devem manter a confidencialidade do trabalho e da experiência de um ator na representação de cenas altamente sensíveis, a menos que tenham a permissão do ator para compartilhar publicamente essas informações, disse um representante do Sindicato dos Atores ao portal norte-americano.
Além disso, ele salientou que a divulgação pública de detalhes sobre o trabalho de cena sem o consentimento dos atores é inaceitável, podendo acarretar em perda do registro profissional.
A posição do sindicato ocorreu após a coordenadora de intimidade Kristina Arjona, responsável pelas cenas, sair em defesa do filme em entrevista ao Daily Mail. Ela garantiu que, apesar de Martin Freeman ser 30 anos mais velho que Jenna Ortega, a atriz de 21 anos estava confortável. Nas redes sociais, essa diferença de idade chamou a atenção dos internautas, que classificaram as cenas como "asquerosas".
O filme conta a história da relação entre Cairo Sweet (Jenna Ortega), 18 anos, e seu professor de escrita criativa, Jonathan Miller (Martin Freedman).