A atriz italiana Sophia Loren, 89 anos, foi submetida a uma cirurgia bem-sucedida após uma fratura no quadril provocada por uma queda em sua casa de Genebra, anunciou nesta segunda-feira (25) a página do Facebook da rede de restaurantes que tem o seu nome.
"Operada com sucesso, agora terá que passar por um curto período de convalescença seguido de fisioterapia. Felizmente, tudo correu bem e a senhora estará de volta muito em breve", afirma o comunicado da empresa.
Lenda da era de ouro do cinema italiano, Sophia Loren, que completou 89 anos em 20 de setembro, atuou em quase 90 filmes. Ela venceu o Oscar de Melhor Atriz e o prêmio de interpretação feminina do Festival de Cannes por Duas Mulheres (1960), de Vittorio de Sica.
Em 1991, a italiana recebeu um Oscar de reconhecimento por sua trajetória profissional. Sophia Loren conheceu em setembro de 1951, durante um concurso de beleza em Roma, o produtor Carlo Ponti, 22 anos mais velho que ela, que virou o homem de sua vida e seu mentor.
A carreira de atriz teve uma ascensão fulgurante com filmes como Pão, amor e... (1955), de Dino Risi, e A Mulher do Rio (1954), de Mario Soldati.
A partir de 1957, a italiana atuou em filmes de Hollywood com os grandes atores da época, entre eles Anthony Quinn, Clark Gable, Marlon Brando, Cary Grant, Peter Sellers, John Wayne e Frank Sinatra.
O sex-appeal é 50% o que uma mulher tem e 50% o que as outras pessoas pensam que ela tem, disse a atriz. Seu filme mais recente foi Rosa e Momo, de 2020, dirigido por seu filho Edoardo Ponti.
Por sua interpretação, ela recebeu em 2021 o prêmio David de Donatello, o mais prestigioso do cinema italiano, de Melhor Atriz.
* AFP