A greve anunciada na quinta-feira (13) pelo sindicato de atores de Hollywood, o Screen Actors Guild (SAG-AFTRA), afeta uma série de produções da TV e do cinema em andamento. A partir de agora, artistas associados irão interromper imediatamente todo o trabalho coberto por seu contrato sindical — o que inclui não apenas gravações, mas também participações em estreias, premiações, festivais de cinema, convenções e eventos de imprensa.
A paralisação dos atores se soma à greve dos roteiristas, iniciada em maio. A principal demanda das associações é que os grandes estúdios concordem com uma divisão mais justa dos lucros e ofereçam melhores condições de trabalho.
Com isso, algumas das estreias programadas para as próximas temporadas ficarão comprometidas, podendo ser adiadas. Porém, nem tudo são más notícias. Algumas produções esperadas conseguiram driblar as paralisações até o momento.
Séries não afetadas pelas greves
House of the Dragon
Os fãs de House of the Dragon podem ficar mais aliviados, pois o derivado de Game of Thrones não deve ser afetado pelas greves em Hollywood, conforme a revista Variety.
Apesar de ser uma produção da HBO, empresa dos Estados Unidos, a série é rodada no Reino Unido, com a maior parte do elenco sendo representada pelo Equity, o sindicato local. Caso parem de trabalhar, esses atores não têm proteção contra demissão ou processos por quebra de contrato.
O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder
A segunda temporada de O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder não deve ser afetada pelas greves. Conforme a Variety, o Amazon Prime Video correu para encerrar as filmagens da nova leva de episódios antes da paralisação de atores ser anunciada.
O estúdio também se preparou para a greve de roteiristas e filmou a temporada sem a presença de nenhum dos profissionais — incluindo os showrunners J.D. Payne e Patrick McKay, que são membros do sindicato. Quem supervisionou as gravações foram produtores executivos e diretores.
A seguir, veja os status de algumas das séries e filmes mais aguardados para as próximas temporadas.
Séries e filmes afetados pelas greves em Hollywood
Besouro Azul
Previsto para estrear em 18 de agosto nos cinemas, Besouro Azu será comprometido apenas em seu calendário de divulgação. Bruna Marquezine e Xolo Maridueña anunciaram nesta sexta (14) que irão aderir à greve do SAG.
"Estarei sempre ao lado de iniciativas que lutem pelo progresso da comunidade artística, seja no meu país ou no exterior", escreveu a brasileira, nas redes sociais.
The White Lotus
A produção da terceira temporada de The White Lotus está parada desde o início da greve de roteiristas. Com a paralisação dos atores, a estreia pode atrasar ainda mais, já que a maioria do elenco é filiada ao SAG.
Gladiador 2
A sequência de Gladiador estava sendo filmada em Marrocos e Malta, mas foi paralisada com a greve do sindicato dos atores. O filme é estrelado por Paul Mescal, Denzel Washington e Pedro Pascal.
Stranger Things
A quinta temporada de Stranger Things está em pausa desde maio, por conta da greve de roteiristas. As filmagens estavam inicialmente programadas para começar em junho.
"A escrita de roteiros não para quando as filmagens começam. Embora estejamos ansiosos para iniciar a produção com nosso incrível elenco e equipe, não é possível durante esta greve", anunciaram os roteiristas da série na época.
Deadpool 3
Deadpool 3 também estava em processo de gravação quando a greve de atores foi anunciada. Conforme o Yahoo, a Marvel conseguiu finalizar o roteiro do filme antes da paralisação dos roteiristas, mas a etapa de produção estava programada para terminar somente em setembro.
The Last of Us
A aguardada sequência de The Last of Us também está de molho desde o anúncio da greve de roteiristas. Os showrunners Craig Mazin e Neil Druckmann não estão trabalhando no projeto e as audições para novos atores foram interrompidas em maio, conforme a Variety. A série está programada para começar a ser filmada no início do próximo ano.