Como fazer boas cenas de sexo? O veterano ator americano Michael Douglas, 78 anos, com alguns dos filmes mais quentes dos anos 1980 e 1990 no currículo, revelou alguns de seus truques. O protagonista de Instinto Selvagem (1992) e Atração Fatal (1987) contou, irônico, em um bate-papo durante o Festival de Cannes, que hoje em dia "não é possível fazer nada sem recorrer aos coordenadores de intimidade", cujo objetivo é garantir que atores e atrizes se sintam confortáveis durante as cenas íntimas.
Porém, o experiente ator disse brincando que, já que havia se tornado um "especialista em matéria de cenas de sexo", poderia garantir que "o segredo é ensaiar".
— É como ensaiar uma cena de combate, tem de preparar uma coreografia. Começa-se muito lentamente e logo se passa para um ritmo mais rápido — analisou.
O artista ainda comentou a importância de ter a confiança da parceira de cena.
— Quando estiver fazendo uma cena romântica, é importante que a atriz não pense que você está se aproveitando da situação. Você explica antes: "Vou colocar a mão aqui, você coloca sua mão ali e então nos beijamos" — acrescentou o ator. — Se você for bem, tudo parecerá espontâneo, mas é tudo muito ensaiado.
O ator, que recebeu na terça-feira (16) a Palma de Ouro honorária, lembrou com humor a estreia de Instinto Selvagem, um dos cinco filmes que apresentou em Cannes.
As cenas de sexo explícito eram "únicas, inclusive na França", disse.
— Ver estas cenas de sexo na maior tela que já vi na vida... E logo depois tivemos um jantar muito tranquilo. Todo mundo estava digerindo o filme — explicou, em meio a risos do público.
O ator contou que muitas atrizes recusaram o papel depois que o diretor Paul Verhoeven lhes disse que havia muitas cenas íntimas. Sharon Stone, a outra protagonista do tórrido filme, "foi fantástica", disse o ator. A intérprete revelou há alguns anos que o diretor a enganou a respeito de uma cena íntima. Verhoeven negou a acusação de Sharon.
Douglas já afirmou publicamente que tem compulsão por sexo. O ator chegou a ser internado em clínica especializada para tratar o vício após as filmagens do longa de 1992. A primeira esposa do astro, Diandra Luker, contou que a compulsão o levou a diversas traições e, por isso, separou-se dele.
Em 2010, ele foi diagnosticado com câncer na garganta. Douglas afirmou, na época, que a doença era consequência de uma infecção por HPV, transmitido via sexo oral. O ator é casado com Catherine Zeta-Jones desde 2000, mesmo ano em que se divorciou de Diandra. O casal teria assindo um acordo pré-nupcial que prevê uma multa caso Douglas traia Catherine.