Estrela de Instinto Selvagem (1992) e Wall Street - Poder e Cobiça (1987), o ator Michael Douglas receberá a Palma de Ouro Honorária no 76º Festival de Cinema de Cannes. O mérito é para "reconhecer sua brilhante carreira e seu compromisso com o cinema" e será entregue durante a cerimônia de abertura em 16 de maio, anunciou nesta quarta-feira (3) o festival.
"Depois de mais de 50 anos de carreira, é uma honra voltar à Croisette para abrir o Festival e falar a nossa língua comum: a do cinema", reagiu o ator de 78 anos em nota.
Michael Douglas já apresentou quatro filmes em competição no Festival de Cinema de Cannes, na Riviera Francesa: Síndrome da China, de James Bridges, em 1979; Instinto Selvagem, de Paul Verhoeven, em 1992; Um Dia de Fúria, de Joel Schumacher, em 1993; e Minha Vida com Liberace, de Steven Soderbergh, em 2013.
Seu pai, Kirk Douglas, presidiu o júri do festival em 1980.
Michael Douglas ganhou o Oscar de melhor ator em 1988 pelo papel do corretor da bolsa de Nova York, Gordon Gekko, em Wall Street, de Oliver Stone. Ele também foi premiado como produtor pelo filme Um Estranho no Ninho, de Milos Forman, que ganhou o Oscar de melhor filme em 1976.
A 76ª edição do Festival de Cinema de Cannes será realizada entre os dias 16 e 27 de maio. A composição do júri, presidido pelo diretor Ruben Östlund - que conquistou sua segunda Palma de Ouro no ano passado pelo filme O Triângulo da Tristeza -, ainda deve ser anunciada.