Protagonista de Triângulo da Tristeza, filme indicado ao Oscar 2023, Charlbi Dean morreu em agosto do ano passado, aos 32 anos. A cerimônia de premiação ocorre no próximo domingo (12), em Los Angeles, e terá transmissão no Brasil pela TNT e pela HBO Max.
Na época da morte da atriz e modelo sul-africana, o longa do sueco Ruben Östlund vinha se destacando no circuito de festivais e conquistando prêmios internacionais, como a Palma de Ouro em Cannes, mas ainda não havia estreado nos cinemas.
Informações iniciais sobre a morte de Charlbi apontavam um mal súbito. Em uma entrevista, o irmão da atriz contou que ela mesma sugeriu a internação após reclamar de fortes dores de cabeça, que não a deixavam dormir. A atriz teria pedido ao namorado que a levasse para o hospital, em Nova York. O óbito foi anunciado menos de 24 horas depois, sem que o motivo fosse revelado oficialmente.
Somente quatro meses depois, em dezembro de 2022, um laudo definiu a causa da morte: ela foi vítima de uma septicemia bacteriana. Trata-se de uma resposta agressiva do organismo a uma infecção, o que causa uma espécie de inflamação generalizada e pode resultar em falência múltipla dos órgãos.
Um fator complicador no quadro dela foi a ausência do baço. O órgão, um dos responsáveis pela filtragem do sangue no organismo, foi removido depois de um grave acidente de carro que ela sofreu em 2009. Uma cicatriz na barriga da atriz aparece em algumas cenas do filme, considerado pela crítica o trabalho mais importante da curta carreira dela.
Charlbi ficou conhecida pela participação na série Raio Negro. Em Triângulo da Tristeza, ela interpreta a jovem modelo Yaya, que embarca em um cruzeiro de luxo com seu amigo Carl (Harris Dickinson) e acaba naufragando, deixando os sobreviventes presos numa ilha deserta.
Em entrevista ao The Hollywood Reporter, o produtor Erik Hemmendorff lembrou como foi trabalhar com a atriz no longa indicado ao Oscar:
— Ela era uma daquelas pessoas que sempre fazia todo mundo se sentir bem. Você poderia fazer quantas tomadas quisesse. Ela estava sempre pronta para a próxima, uma profissional. A pessoa mais legal, mais descontraída, muito trabalhadora. Ela era única.