Olivia Wilde está com razões de sobra para se preocupar. Nas últimas semanas, seu último filme Não se Preocupe, Querida tem sido alvo de rumores envolvendo desentendimentos nos bastidores e críticas por parte dos atores.
O climão se tornou evidente durante a estreia do suspense psicológico no Festival de Veneza, na segunda-feira (5). Na ocasião, Florence Pugh, que vive a protagonista, não participou da coletiva de imprensa com os colegas, alegando estar ocupada com as gravações da sequência de Duna — segundo a Variety, porém, ela foi vista em Veneza menos de uma hora depois da coletiva.
Para piorar, durante a ovação do filme no festival, a atriz de 26 anos evitou contato visual com Olivia, como registrou o editor-chefe da revista Variety, Ramin Setoodeh, no Twitter. O vídeo viralizou:
Os boatos de que a diretora e a atriz se estranham não são de hoje. Desde que o filme foi anunciado, em 2020, problemas nos bastidores se acumulam em meio a troca no elenco e indiretas de Florence.
A seguir, GZH reúne o que se sabe sobre as tretas envolvendo Não se Preocupe, Querida.
Florence Pugh versus Shia LaBeouf
Em dezembro de 2020, antes mesmo de Não se Preocupe, Querida começar a ser filmado, vieram à tona boatos de que Shia LaBeouf e Florence Pugh haviam se desentendido nos bastidores — o artista havia deixado o filme alguns meses antes, sendo substituído pelo cantor Harry Styles, que vem apostando na carreira de ator.
Na época, nem Olivia nem LaBeouf comentaram a saída do ator. Em agosto de 2022, porém, a diretora deu uma entrevista à revista Variety afirmando que o demitiu para "proteger" Florence.
— Seu processo não foi condizente com o ethos que exijo em minhas produções. Ele tem um processo que, de certa forma, parece exigir uma energia combativa e eu pessoalmente não acredito que seja propício para as melhores atuações. Acredito que criar um ambiente seguro e confiável é a melhor maneira de levar as pessoas a fazer o melhor trabalho possível. Em última análise, minha responsabilidade é com a produção e o elenco para protegê-los. Esse era o meu trabalho.
Logo depois, LaBeouf decidiu se manifestar. À Variety, ele afirmou que a decisão de deixar o filme foi dele, "devido à falta de tempo de ensaio". O artista ainda divulgou um vídeo enviado por Olivia dias depois em que ela pede para ele voltar ao projeto e diz que tentaria convencer Florence a "fazer as pazes" com o colega.
Quem não gostou de saber da contraproposta de Olivia foi Florence, já que, até então, a cineasta estava levantando a bandeira de defesa das mulheres para justificar a saída do ator. A atriz de Viúva Negra mandou uma indireta para a diretora durante uma entrevista em Veneza, quando perguntada por que seu papel era inspirador:
— Acho muito inspirador quando uma mulher diz não, quando ela revida. Em frente e atrás das câmeras.
Florence Pugh versus Harry Styles
Fora isso, há o fator Harry Styles. Feita a troca no elenco, o ex-One Direction não agradou a colega de cena, que reclamou publicamente sobre a atenção que a imprensa tem dado às cenas de sexo envolvendo o artista, a quem chamou de "estrela pop mais famosa do mundo".
— Quando é reduzido às suas cenas de sexo, ou para assistir o homem mais famoso do mundo dar em cima de alguém, não é por isso que fazemos isso. Não é por isso que estou nesta indústria — declarou Pugh à Harpers Bazaar.
No mundo das fofocas, o que se diz é que a artista se incomodou com o fato de Styles ter engatado um relacionamento com Wilde durante as gravações. De acordo com uma fonte ouvida pelo Page Six, a diretora ainda era noiva do ator Jason Sudeikis, com quem tem dois filhos, quando o affair começou — algo que ela nega publicamente.
— Posso dizer que Flo vendo Olivia e Harry um sobre o outro no set não caiu bem, pois Olivia ainda estava com Jason quando ela ficou com Harry — disse a fonte. — Jason e as crianças visitaram Olivia no set algumas vezes, então acho que tudo isso fez as pessoas se sentirem um pouco desconfortáveis.
Outro rumor envolvendo os protagonistas tem a ver com a disparidade entre os salários. Styles teria recebido US$ 2,5 milhões pelo trabalho em Não se Preocupe, Querida, mais de três vezes o salário de sua colega (US$ 700 mil), apesar de ela ter mais experiência do que ele.
Atuação que não agradou
Apesar de bem paga, a performance de Harry não agradou o público. Nas redes sociais, uma cena do britânico fazendo um sotaque americano "freestyle" virou motivo de piada:
Em outro vídeo que viralizou, uma resposta de Styles à imprensa aborreceu muita gente — inclusive seu colega de elenco, Chris Pine, que estava ao lado e não conseguiu disfarçar a reação quando o astro gaguejou na resposta:
— A minha coisa preferida sobre o filme é que ele parece um filme. Parece real, como ir ao cinema em que se sabe... a razão para ir ver algo na telona — disse o cantor.
Elogios públicos
Tentando desviar das críticas, Olivia foi só elogios para Florence durante a coletiva em Veneza na segunda:
— Florence é uma força — afirmou. — Eu não posso dizer o quão honrada estou por tê-la como nossa protagonista. Ela é incrível.
Ao ser perguntada sobre as tretas com a atriz, a cineasta preferiu não comentar:
— Em relação a todas essas fofocas e barulho intermináveis dos tabloides por aí, a internet se alimenta sozinha. Não sinto necessidade de contribuir para isso. Já está suficientemente bem nutrida.
No Brasil, o filme tem previsão de estreia em 22 de setembro.