Um relatório do FBI concluiu que a arma que matou a diretora de fotografia Halyna Hutchins, no set de filmagens do filme Rust, teve seu gatilho disparado por Alec Baldwin, ator que segurava a ferramenta no momento do acidente. O artista acreditava, de acordo com relatos, que se tratava de um item cenográfico, mas o revólver continha munição real.
Em entrevista à ABC, Alec Baldwin afirmou que não havia puxado o gatilho. O ator se mostrou profundamente abalado com a situação. O diretor do filme, Joel Souza, 49 anos, também se machucou com o disparo, mas sobreviveu. O caso ocorreu em outubro de 2021.
— Bem, o gatilho não foi puxado. Eu não puxei o gatilho. Nunca apontaria a arma para alguém e puxaria o gatilho. Nunca — afirmou Alec Baldwin.
O relatório da instituição afirma que a arma não teria como ter sido disparada se alguém não tivesse puxado o gatilho, e, como o ator estava com o objeto nas mãos, conclui-se que ele foi o responsável pelo acidente. Em movimentação judicial, uma integrante da equipe do filme afirmou que o roteiro relacionado ao ensaio da cena não previa um disparo da arma que Alec Baldwin portava.
A produtora do filme foi multada em cerca de US$ 137 mil (R$ 695 mil) pelo Departamento de Saúde e Segurança Ocupacional do Novo México por não acatar os procedimentos de segurança no set de filmagens.