Will Smith falou sobre o tapa que deu em Chris Rock durante a cerimônia do Oscar 2022 em um vídeo de quase seis minutos no canal dele no YouTube. É a primeira vez que o ator comenta o assunto após publicar uma nota de desculpas no dia seguinte ao evento, que ocorreu em 27 de março.
No vídeo, Smith disse que passou os últimos três meses pensando nas "nuances" e na "complexidade" do que aconteceu na premiação. Na ocasião, ele subiu ao palco e deu um tapa em Chris Rock quando ele fez uma piada sobre a cabeça raspada de Jada Pinkett-Smith, esposa de Smith, que tem alopecia, uma doença que causa a queda de cabelos.
— Posso dizer que não há nenhuma parte de mim que pensa que aquele foi o jeito certo de me comportar naquele momento — disse o ator. — Não tem nenhuma parte de mim que pensa que aquela foi a melhor maneira de lidar com um sentimento de desrespeito ou insultos.
Smith também voltou a se desculpar com Rock e sua família, reforçando que está "aqui para quando você estiver pronto para conversar". O astro ainda pediu desculpas a todos os indicados da noite, dizendo estar com o coração partido por ter "roubado e destruído o momento de vocês".
Por fim, Smith se direcionou aos fãs. Ele confessou que a reação do público o afetou mentalmente e emocionalmente.
— Desapontar pessoas é o meu maior trauma. Eu odeio quando decepciono as pessoas. Então me machuca psicologicamente e emocionalmente saber que não fiz jus à imagem e impressão das pessoas sobre mim — disse. — Sei que foi chocante, mas prometo que estou empenhado e comprometido a dar leveza, amor e alegria ao mundo. Se você continuar (me acompanhando), prometo que poderemos ser amigos de novo.
Depois do incidente, Smith foi banido da cerimônia do Oscar e de todos os eventos relacionados à Academia de Artes e Ciências Cinematográficas por uma década. A punição não impede que ele seja indicado ao prêmio durante esses 10 anos. Além disso, o artista mantém a estatueta que ganhou de melhor ator em 2022 pelo filme King Richard: Criando Campeãs.