Morreu na última segunda-feira (27), aos 94 anos, o ator Joe Turkel, famoso por interpretar o bartender de O Iluminado (1980) — filme clássico de Stanley Kubrick. Ele estava internado no hospital Providence St. John, em Santa Monica, nos Estados Unidos. A morte foi informada nesta sexta (1º) por familiares ao The Hollywood Reporter.
Turkel também ficou conhecido por interpretar o magnata Tyrell de Blade Runner — O Caçador de Andróides (1987), de Ridley Scott, além de participar de outros dois filmes de Kubrick: O Grande Golpe (1956) e Glória Feita de Sangue (1957).
Seu último trabalho no cinema foi em 1990, em O Lado Sombrio da Lua. Em 1997, ele voltou a dar vida a Tyrell, mas em uma atuação de voz para o jogo de videogame de Blade Runner.
Pouco tempo antes de sua morte, Turkel completou um livro de memórias, intitulado The Misery of Success (A Tristeza do Sucesso, em português), que a família deseja publicar ainda este ano. Ele deixa dois filhos, Criag e Robert, as enteadas Annie e Casilde, o irmão David e os netos Ben e Sarah.