Um dos programas favoritos dos casais no Dia dos Namorados, entre postagens melosas nas redes sociais e presentes com corações de pelúcia, é ver um filmezinho romântico, daqueles bem clichês, com casais perfeitos e finais felizes.
Porém, para quem está solteiro neste 12 de junho, assistir a um longa também pode ser uma boa pedida, mas para agradecer por estar sozinho e não em um relacionamento problemático. Afinal, o velho ditado que diz "antes só do que mal acompanhado" não existe à toa.
Então se liga na listinha abaixo, prepare a pipoca, abra um bom vinho, dê o play e comemore por não ter um par como estes!
Namorados Para Sempre (2010)
O título nacional pode dar a entender que o filme é um romance daqueles bem bonitinhos, mas Namorados Para Sempre passa bem longe disso. O nome original do longa, Blue Valentine, é bem mais condizente, pois significa algo como "namorado(a) triste". A produção retrata o relacionamento de Cindy (Michelle Williams) e Dean (Ryan Gosling) desde o começo, com a chama do amor ainda intensa, e anos depois, com a dupla já casada e com a paixão de outrora deixando de existir, sendo ocupada pela competitividade, discordâncias e preocupações do dia a dia. A melancolia se torna um dos pontos principais da narrativa e o público é direcionado a acompanhar duas pessoas que, apesar de estarem ainda interligadas, são mais felizes afastadas. O desgaste visceral de uma relação.
Onde assistir: Netflix
O Diabo Veste Prada (2006)
A forma como Miranda (Meryl Streep) trata Andrea Sachs (Anne Hathaway) não é a ideal. Longe disso. Mas a protagonista de O Diabo Veste Prada ainda sofre com um relacionamento abusivo de outro lado, de quem se esperava apoio. Trata-se do próprio namorado, Nate (Adrian Grenier). Na trama, à medida em que a jornalista começa a ter uma ascensão na carreira e passa a dedicar mais tempo ao trabalho, o chef de cozinha começa a ficar cada vez mais emburrado e crítico, desmotivando a namorada o tempo inteiro e focando no fato de que ela estava dando menos atenção a ele.
Onde assistir: Star+
Garota Exemplar (2014)
Um dos suspenses mais interessantes da década passada, Garota Exemplar foca no desaparecimento de Amy Dunne (Rosamund Pike), cujo principal suspeito é o marido dela, Nick (Ben Affleck). Como ela foi uma figura pública na infância, o caso ganha repercussão nacional. Porém, no desenrolar da trama, revela-se que Amy, na verdade, armou o próprio desaparecimento para se vingar do relacionamento que tinha com Nick, um marido distante, preguiçoso e que a traiu. A "garota exemplar" de outrora, então, saiu da idealização da mulher perfeita e submissa, colocando o seu cônjuge para viver um pesadelo.
Onde assistir: Netflix
Esquadrão Suicida (2016)
Esse é para quem não consegue ficar longe dos filmes baseados em quadrinhos. No questionável Esquadrão Suicida, um dos pontos que mais incomodam é o relacionamento abusivo do Coringa (Jared Leto) com a Arlequina (Margot Robbie). Ele a manipula mentalmente e, inclusive, é o responsável por transformar ela de uma psiquiatra em uma vilã. Apesar de, no filme, a relação entre os dois ter sido tratada de forma superficial, a romantização da relação abusiva gerou controvérsia — o vilão, inclusive, faz com que a parceira use uma coleira com o seu apelido, "Pudim", além de a tratar como um objeto, chegando a oferecer ela para um contato. Por sorte, ela se livra do traste em Aves de Rapina (2019).
Onde assistir: HBO Max
500 Dias com Ela
Desde o começo da história, a Summer (Zooey Deschanel) deixou claro que não estava buscando um relacionamento sério. Ela foi sincera. Porém, Tom (Joseph Gordon-Levitt) não entendeu e acabou acreditando que estava em uma relação com a garota, fazendo cobranças e agindo como se ela fosse exatamente o que ele idealizava: a sua namorada, a cara-metade, a mulher dos seus sonhos. O próprio Gordon-Levitt, anos mais tarde, ressaltou que o sofrimento de Tom se deve quase que exclusivamente ao próprio, que projetou um relacionamento que nunca existiu, sendo egoísta ao não ouvir o que Summer falou explicitamente desde o começo. Foram 500 dias de pura ilusão.
Onde assistir: Star+