Durante a apresentação de um show de stand-up em Indio, nos Estados Unidos, Chris Rock afirmou que só comentaria o episódio do Oscar se fosse remunerado. No evento deste ano, o humorista levou um tapa de Will Smith após fazer uma piada sobre a aparência da esposa do ator, Jada Pinkett Smith, que sofre com alopecia, condição que causa queda capilar.
— Eu estou bem e tenho um show inteiro para vocês nessa noite. Eu não vou falar sobre (o tapa) até que me paguem para isso. Minha vida está boa. Eu até estou ouvindo melhor — declarou.
Após o episódio, Will Smith renunciou como membro da Academia de Hollywood, posto que ocupava desde 2001, e pediu desculpas por sua postura. O ator também decidiu se hospedar em uma spa de reabilitação para famosos, para lidar com o estresse.
Recentemente, a Academia anunciou que Will Smith ficaria impedido de participar da premiação por 10 anos. A decisão polêmica gerou muitas manifestações nas redes sociais, e internautas questionaram a necessidade de que a cerimônia fosse, todos os anos, apresentada por pessoas que fazem piadas com convidados do evento.