Luz, câmera, ação e, entre uma cena e outra, pausa para tomar um mate, porque tem produção de Hollywood sendo gravada no coração do Rio Grande do Sul. Trata-se do longa-metragem Secrets, que começou a ser rodado em Passo Fundo em meados de novembro e deve seguir com filmagens na cidade até o final do ano.
Projeto da norte-americana Great Movies em parceria com a A2 Filmes e a produtora gaúcha Ruschel Studios, o filme é voltado para o mercado internacional e, por esta razão, tem sido filmado em inglês. Apesar disso, é no município pampeano que se desenvolve o drama psicológico dos dois personagens principais – o casal Naomi, interpretada por Danni Suzuki, e Noah, vivido pelo gaúcho Emiliano Ruschel, que também assina a direção do longa.
Integrantes da alta sociedade gaúcha, os dois confrontam a realidade problemática da relação falsamente perfeita que mantêm perante os outros quando, ao voltarem para Passo Fundo após uma festa beneficente em Joinville, Santa Catarina, um imprevisto os obriga a passarem a noite inteira juntos, sem outra saída que não conversar. Pela inconveniência do convívio forçado, marido e esposa percebem que o casamento deixou de ser o que fora outrora, e que os segredos que escondem um do outro – uma traição e um aborto feito em sigilo, por exemplo – podem ter ocasionado rachaduras impossíveis de se reparar.
A medida em que um pouco mais do que cada personagem esconde vai sendo jogado às luzes, o julgamento do espectador tende a oscilar.
— Os dois são complexos. Tem momentos em que o público vai torcer para que eles se acertem, outros em que vai achar que é melhor eles não ficarem juntos. Momentos em que vão dar razão para um, momentos em que vão dar razão para outro... em que os erros de um vão parecer maiores que o do outro — afirma Danni Suzuki.
— É uma leitura de como as pessoas são nas suas relações humanas, não somente afetivas. Nenhum deles é um vilão, mas são duas pessoas que cometeram erros — completa Emiliano.
Outras produções
Com elenco formado também por Carlos Takeshi, Monique Lafond, Lumi Kin, Edna Aguiar, o inglês David Herman e as estreantes Pri Vaz e Sammy Lee, Secrets tem previsão de lançamento para o meio do ano que vem. O filme é a primeira produção de uma parceria encabeçada por Emiliano que deve render outros dois longas gravados no interior do Estado.
Natural de Lagoa Vermelha e criado em Passo Fundo, o ator e diretor vislumbra transformar o município gaúcho em uma “Hollywood dos Pampas” e mostrar ao mundo um Brasil que vai além das cidades turísticas de Sudeste e Nordeste do país. Se depender da hospitalidade dos conterrâneos, garante, a leva de filmes “made in PF” deve ser longa.